header top bar

section content

VÍDEO: Pesquisador diz que mutações da Covid-19 já eram esperadas; “elas não nos pegaram de surpresa”

O estudioso disse que as mutações que hoje são tão comentadas, não é um elemento surpresa e já era esperado o surgimento de tais modificações.

Por Luiz Adriano

16/03/2021 às 17h19 • atualizado em 16/03/2021 às 19h09

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jaime Ribeiro, concedeu entrevista à TV Sul Cariri, afiliada a TV Diário do Sertão no Ceará  e falou sobre as mutações da Covid-19. Segundo ele, as mutações que hoje são tão comentadas, não é um assunto surpresa para os estudiosos e já era esperado o surgimento de tais modificações.

O estudioso explicou que uma mutação é um erro genético. Ele fez uma comparação das mudanças no vírus, com modificações semelhantes no corpo humano em um todo. “Essas variantes são esperadas, elas não nos pegaram de surpresa. A gente esperava porque os vírus de um modo geral, eles têm uma capacidade de sofrer essas mutações muito mais fáceis do que nós, que somos mais complexos. Por exemplo: Quando a gente sofre mutações, isso pode gerar um câncer ou uma outra doença, isso é muito mais controlado, o nosso corpo tem muito mais sistema de controles desse sistema genético. Nós seres humanos temos muito mais mecanismos para controlar quando acontece esse erro, só que como os vírus são muito simples, eles têm menos mecanismos de correção e essas mutações podem acontecer”, detalhou.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Pesquisador da Fiocruz explica eficácia da vacina Coronavac de maneira detalhada

Jaime disse que o fator mais preocupante que hoje vivenciamos é que ninguém esperava o acréscimo tão grande no avanço da doença. “A questão toda é que a gente não esperava talvez que chegasse um ano após a pandemia com esse número de casos tão elevados. Essa questão toda da gente não ter conseguido controlar esse vírus”, falou o pesquisador.

Mutação do Coronavírus. (Foto: Ilustrativa/reprodução/internet).

CEARÁ 1

Recomendado pelo Google: