header top bar

section content

VÍDEO: Consultor de tecnologias critica monopólio do facebook e cita possibilidade de vazamento de dados

O profissional lembrou que Whatsapp, Instagram e Facebook são três marcas de uma empresa privada chamada Facebook

Por Luiz Adriano

05/10/2021 às 22h07 • atualizado em 05/10/2021 às 22h25

O consultor de tecnologias livres, Anahuac Gil, participou do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, na edição desta terça-feira (05) e falou sobre o que poderia ter causado a queda do WhatsApp, Instagram e Facebook por mais de 7 horas nesta segunda-feira (04).

Ele disse que não há uma informação oficial, no entanto, o profissional de tecnologia citou que no campo das hipóteses, há algumas variáveis a serem discutidas. Segundo Anauhac, um dos pontos a ser considerado seria um ataque de invasores tentando ter acesso a dados.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Após ‘apagão’ nas redes sociais, especialistas em segurança digital alertam: ‘o mundo não parou’

(Imagem ilustrativa – reprodução/internet).

“Mais de 1 bilhão e meio de usuários tem seus dados colocados à venda na internet dentro daquilo que costumamos chamar de deep web, que são áreas mais exclusivas ou áreas mais sinistras dentro da internet, o que levanta a suspeita primária de que na verdade o facebook tenha derrubado o sistema de maneira proposital para impedir que houvesse um vazamento maior de dados”, explicou.

Anahuac Gil lembrou que é importante entender que o whatsapp, facebook e instagram trata-se de uma empresa privada que não está sob nenhuma regulamentação nacional, sob nenhum tipo de controle.

“Ela não tem obrigações legais de disponibilidade, de cobertura, de qualidade, é apenas uma empresa que visa o seu lucro, que utiliza os dados que são fornecidos pelos seus usuários para o seu próprio benefício”, pontuou.

Ele disse que a estimativa é de mais de um bilhão de pessoas desconectadas no planeta e que “não há nenhuma responsabilização direta” da empresa.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: