header top bar

section content

VÍDEO: Professor de TI explica perigos da Alexa e alerta sobre influência: “é muito poder”

O colunista detalhou como funciona toda a tecnologia desenvolvida do aparelho e ressaltou os perigos que as famílias correm ao possuir a Alexa dentro de casa

Por Luiz Adriano

24/08/2023 às 18h27 • atualizado em 24/08/2023 às 18h32

O consultor para tecnologias livres Anahuac Gil em sua coluna “Nerdopolítica”, no programa Olho Vivo desta quinta-feira (24), falou sobre a Alexa, assistente pessoal virtual desenvolvida pela Amazon.

O colunista explicou toda a tecnologia desenvolvida do aparelho, mas ressaltou também os perigos que as famílias correm ao possuir a Alexa dentro de casa.

Segundo o profissional, a máquina não é feita apenas para responder perguntas ou atender a pedidos, ela escuta tudo que a família conversa, inclusive levanta informações sobre horários e atividades dos moradores da casa, ou seja, aprende o comportamento de cada um, até de animais. A ideia, conforme Anahuac, é enviar informações agradáveis.

“O perigo está é que na hora em que todos estes aparelhos, em todos os lares do mundo inteiro, manda uma informação 24 horas por dia para uma central da Amazon, eles são capazes de fazer um perfilamento refinado daquilo que te comove, daquilo que te emociona, daquilo que te dar raiva, daquilo que você gosta, e a partir daí, eles conseguem não só te vender um produto, mas também te vender uma ideia, é muito poder”, detalhou.

Foto: reprodução/internet

Anahuac Gil disse que se trata de uma influência que aos poucos tenta alterar a percepção da realidade até que as pessoas comecem a confundir aquilo que é real, com o que eles querem que o indivíduo acredite que seja real. Veja a fala do colunista na íntegra no vídeo que está no topo da matéria.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: