header top bar

section content

VÍDEO: Bianca Orrico, representante da Safernet Brasil, explica como utilizar a internet de forma segura

A psicóloga está no Sertão representando a ONG para entregar aos alunos de IFPB de Cajazeiras, o Prêmio Cidadania Digital em Ação, que foi criado para dar visibilidade ao papel da educação por uma internet mais segura

Por Priscila Tavares

27/02/2024 às 18h21 • atualizado em 27/02/2024 às 18h30

Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, a psicóloga e professora Bianca Orrico fala sobre como utilizar o meio digital de forma segura.

Bianca é psicóloga, graduada pela Universidade Salvador e atua na Safernet Brasil (uma organização não governamental, sem fins lucrativos), em um canal gratuito que oferece orientação para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da Internet e também orientar crianças e adolescentes e/ou seus próximos que vivenciaram situações de violência on-line.

A psicóloga está no Sertão representando a ONG para entregar aos alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, o Prêmio Cidadania Digital em Ação, que foi criado para dar visibilidade ao papel da educação por uma internet mais segura.

Ela explica, que para ter um acesso seguro é preciso cuidar da privacidade no meio digital.

“A gente tem que ter muito cuidado com nossos dados e com as nossas contas, verificação de duas etapas, utilizar o perfil privado, ter cuidado com quem a gente adiciona na internet, porque nem sempre as pessoas podem ser bem intencionadas”, disse.

Outro ponto, segundo ela, é entender que a internet é um espaço público e que, assim como em uma rua, uma praça as pessoas têm direitos e deveres, no espaço digital não é diferente. Bianca destaca a importância de entender que a internet, além de ser um espaço com milhões de possibilidades, é também um espaço com riscos, principalmente para as crianças.

“Sabendo acessar essas plataformas com mais segurança. Eu sei que ler os termos de uso é um pouco chato, enfadonho, mas de alguma forma a gente saber como bloquear, como denunciar, como filtrar conteúdos, se a gente começa identificar que aqueles conteúdos que a gente consome não estão fazendo bem para saúde mental, que tal buscar outros criadores, outras pessoas que a gente possa seguir”, ressaltou.

“Claro que a internet poder ser um meio de muito aprendizado, de muitas coisas boas, mas é importante ter alguns cuidados porque crianças podem, muitas vezes, ter acesso a conteúdos que são inapropriados, que são ofensivos e não saber como proceder”, completou.

Assista a entrevista completa com Bianca Orrico no programa Olho Vivo: 

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: