header top bar

section content

VÍDEO: Lula chora, ataca Bolsonaro e aliados em diplomação: “Inimigos da democracia”

A cerimônia da diplomação do presidente eleito e do vice-presidente eleito marca o fim do processo eleitoral, e tem como objetivo atestar que ambos foram eleitos e que a eleição presidencial foi legítima.

Por Redação Diário

12/12/2022 às 22h17 • atualizado em 13/12/2022 às 16h23

Em sua diplomação, nesta segunda-feira (12), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chorou durante seu discurso. Ele destacou que o povo “reconquistou o direito de viver em democracia” e se emancipou ao lembrar da sua primeira diplomação, em 2002.

O presidente eleito se emocionou ao lembrar do período em que ficou preso em Curitiba (PR). “Quero pedir desculpa pela emoção, pois quem passou o que eu passei e está aqui agora é a certeza que Deus existe e é maior do que qualquer pessoa”, se desculpou.

Durante sua fala, Lula fez vários ataques velados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que terminou a corrida eleitoral em segundo lugar. Lula afirmou que “poucas vezes na história recente” do país a democracia esteve “tão ameaçada” e elogiou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela atuação durante a campanha.

Alexandre de Moraes e Lula exibem o diploma de presidente eleito, na solenidade de diplomação | Foto: Ricardo Stuckert/PT

O novo presidente, agora diplomado, ainda afirmou que os “inimigos da democracia” questionaram o sistema eleitoral, ameaçaram instituições e “criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação”.

“De um lado, o projeto de reconstrução do país, com ampla participação popular. De outro lado, um projeto de destruição do país ancorado no poder econômico e numa indústria de mentiras e calúnias jamais vista ao longo de nossa história”, afirmou Lula. “Não foram poucas as tentativas de sufocar a voz do povo. Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo. Ameaçaram as instituições”, disse.

Lula foi diplomado junto com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

A diplomação marca o final do processo eleitoral e antecede a posse, que será realizada no dia 1º de janeiro em Brasília.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: