header top bar

section content

VÍDEO: Cabo Gilberto apoia proposta de advogado que quer plebiscito para mudar o nome de João Pessoa

O advogado Raoni Vita protocolou um requerimento no TRE-PB para realização de plebiscito para consultar a população sobre uma possível mudança no nome da capital paraibana

Por Priscila Tavares

23/02/2023 às 18h39 • atualizado em 23/02/2023 às 22h31

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), disse ao Portal Diário, que apoia a ação do advogado Raoni Vita que protocolou um requerimento no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para realização de plebiscito para consultar a população sobre uma possível mudança no nome da Capital, João Pessoa. Cabo Gilberto endossou a causa e disse ser favorável a mudança do nome.

“Eu concordo plenamente. Sabemos que existem vários problemas para serem resolvidos, mas a nossa capital, no meu entendimento, deveria ser o nome que era antes, de 1930”, falou o deputado.

A capita paraibana, antes chamada de Parahyba, teve seu nome alterado após o assassinato do presidente da província da Paraíba, João Pessoa, que foi morto em 1930 em Recife pelo advogado João Dantas. O assassinato é apontado por historiadores como o estopim da Revolução de 1930 e alçou o político ao posto de mártir, o que lhe rendeu uma série de homenagens.

Além do nome da capital o deputado federal apoia a volta da bandeira do estado para como era antes do acontecido de 1930. Na bandeira da Paraíba o vermelho representa a cor da Aliança Liberal, união de opositores à candidatura de Júlio Prestes à presidência da República em 1929, e o preto simboliza luto em homenagem a João Pessoa. Já a inscrição “NEGO” é a conjugação do verbo “negar” no presente do indicativo da primeira pessoa do singular e representa a recusa de João Pessoa a ser o sucessor indicado pelo presidente do Brasil à época, Washington Luís.

“A bandeira do estado da Paraíba deveria voltar a ser o que era antes de 1930. Eu entendo ser o melhor para o nosso estado, a nossa bandeira como era antes, bem mais bonita, bem mais elegante, no meu entendimento”, disse Cabo Gilberto.

O deputado ainda afirma que a decisão para mudança do nome de João Pessoa deve ser feita por voto popular.

“Nada mais democrático que ouvir a população da capital, de todos os paraibanos, bem como do Estado sobre a mudança do nome da capital, respectivamente com a volta da bandeira do estado da Paraíba”, ressaltou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: