header top bar

section content

VÍDEO: “Governo de Bolsonaro foi extremamente violento em todos os sentidos”, critica apresentador

Caliel Conrado falou sobre os índices de violência durante o governo do ex-presidente e da fala do ministro Flávio Dino sobre a crise se segurança pública na Bahia

Por Priscila Tavares

25/09/2023 às 19h11

Em participação ao vivo no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o apresentador de TV Caliel Conrado falou sobre os índices de violência durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e da reverberação desses dados. ”Governo de Bolsonaro foi extremamente violento em todos os sentidos”, criticou.

Ele falou que o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou neste domingo (24) que a onda de violência na Bahia representa “um dos maiores desafios da segurança pública no Brasil”. Nos primeiros 23 dias do mês de setembro deste ano, 45 pessoas morreram em confronto com as forças de segurança na Bahia, onde a maioria das mortes aconteceram durante operações policiais em bairros periféricos de Salvador.

A violência no estado não é novidade, em 2022 a Bahia liderou o ranking de mortes violentas no país, com quase 7 mil assassinatos, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“Infelizmente as organizações criminosas se fortaleceram muito nos últimos anos, aumentaram o acesso às armas em todo o Brasil, por conta de uma política errada que havia no nosso país”, afirmou o ministro, em referência ao governo Jair Bolsonaro. Dino também descartou a possibilidade de uma intervenção federal na Bahia.

“Muita gente se alienou no governo do ex-presidente, achando que era o governo do verdadeiro Messias, que ia salvar o Brasil, que ia evitar a corrupção. Talvez a intenção dela era evitar muita corrupção, até que se prove o contrário, mas em compensação o governo de Bolsonaro foi marcado, isso não sou eu que estou falando, isso são no institutos de pesquisa que apontam que durante os seus quatro anos houve um aumento significativo da violência no Brasil”, disse Caliel Conrado.

O apresentador apresentou o relatório de violência no Brasil, onde aponta um aumento de 54% de assassinatos de pessoas indígenas durante o governo Bolsonaro. Ele também trouxe os dados do Anuário da Violência do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apresenta aumento de 54% nas ocorrências de homofobia ou transfobia, aumento nos casos de violência contra mulher, feminicídio, estupros, entre outros números.

Caleil destaca ainda a posição do Brasil no ranking da UNODC, o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, e o aumento do número de armas em circulação.

“O governo de Bolsonaro, como todo mundo sabe, foi marcado pelas suas falas violentas, a todo momento Bolsonaro instigava a violência, armas, uma política de armar a população, que não funcionou e não resolveu a violência no Brasil”, disse.

“O governo de Bolsonaro foi extremamente violento em todos os sentidos, o Brasil não melhorou e jamais melhoraria nas mãos de um cara que defendia a todo momento a arma, inclusive participando de eventos religiosos, usando do nome de Deus, de Jesus e da Bíblia como fonte para justificar toda a insanidade, toda irresponsabilidade e leviandade de um governo, que na verdade estava querendo tirar a responsabilidade de si e jogar a responsabilidade da segurança do Brasil nas mãos da população”, completou o apresentador.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: