header top bar

section content

VÍDEO: ‘Cedo ou tarde o Brasil vai precisar de uma nova Reforma da Previdência’, diz assessor de investimentos

Elan Nascimento fala que, apesar de o Brasil ter passado recentemente por uma reforma, o problema ainda não foi resolvido

Por Priscila Tavares

10/11/2023 às 19h09

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, na coluna Economia, o assessor de investimentos Elan Nascimento afirma que cedo ou tarde o Brasil necessitará de uma nova Reforma da Previdência.

Ele diz que muito tem se falado sobre a Reforma Tributária, que recentemente foi aprovada no Senado e que segue para Câmara dos Deputados, ressalta que reformas são importantes para modernização e correção de ‘distorções’ no país. Entretanto, o Brasil, segundo ele, ainda necessita de avanços e modernizações em outras áreas para ser uma nação desenvolvida.

“Já que a Reforma Tributária, enfim está saindo, um outro tipo de distorção que precisa ser corrigida no nosso país é a distorção previdenciária. Existe no Brasil um déficit previdenciário muito alto e, certamente, entrará no radar, não agora, mas para os próximos anos uma nova Reforma da Previdência”, pontuou.

Elan fala que, apesar de o Brasil ter passado recentemente por uma Reforma da Previdência, o problema ainda não foi resolvido.

“Algumas coisas estão acontecendo no Brasil que tem feito com que, daqui há alguns poucos anos, talvez já em 2027, já tenha que se discutir, sim, uma nova Reforma da Previdência”, afirmou.

Ele explica que um dos motivos para a necessidade de uma nova reforma está relacionado com o regime geral de previdência social no Brasil, que é de repartição, ou seja, a principal fonte de recursos para pagar as aposentadorias e pensões são as contribuições previdenciárias de quem está na ativa e que contribui com o INSS. Portanto, um descompasso muito grande entre aqueles que necessitam dos benefícios pagos pela previdência e aqueles que financiam o sistema inviabiliza a previdência pública.

Mais detalhes sobre esse assunto também estão na coluna escrita de Elan Nascimento no portal Diário do Sertão. Clique aqui e leia o texto.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: