header top bar

section content

ASSISTA: Ricardo Coutinho tem prisão mantida e é levado para presídio após audiência de custódia na PB

Ricardo Coutinho tem prisão mantida e é levado para presídio após audiência de custódia na PB

Por Diário do Sertão

20/12/2019 às 14h24

Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba, teve prisão preventiva mantida em audiência de custódia — Foto: Walter Paparazzo/G1

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa manteve a prisão preventiva do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), em audiência de custódia realizada na manhã desta sexta-feira (20). O juiz Adilson Fabrício decidiu que o político deve ser transferido para a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, no bairro de Mangabeira, na capital paraibana, onde também estão os demais presos na sétima fase da Operação Calvário com prerrogativa de prisão especial.

VEJA TAMBÉM: Ricardo Coutinho recebe voz de prisão da Polícia Federal em Aeroporto Internacional de Natal

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) foi preso no fim da noite desta quinta-feira (19) após desembarcar no Rio Grande do Norte, ao retornar de viagem à Europa. O político é um dos alvos da sétima fase da Operação Calvário, que investiga desvios de R$ 134,2 milhões na saúde e educação da Paraíba.

ASSISTA!

CALVÁRIO
A defesa do ex-governador, por meio do advogado Eduardo Cavalcanti, esperava que a prisão fosse revogada na audiência de custódia. Entre os pontos defendidos na sustentação da defesa estava a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares pelo bom comportamento e falta de antecedentes criminais.

O juiz destacou que a substituição da prisão preventiva por outras medidas não seria possível, principalmente, porque na sentença do desembargador Ricardo Vital de Almeida, que deu origem à sétima fase da “Calvário”, explicou os motivos pelos quais a prisão preventiva seria a melhor decisão. “Sou um juiz de primeira entrância, não cabe a mim julgar em desacordo com uma decisão superior”, comentou.

Ainda de acordo com a decisão do relator, desembargador Ricardo Vital de Almeida, Ricardo Coutinho deve ficar separado do irmão Coriolano Coutinho e dos ex-gestores Waldson de Souza e Gilberto Carneiro para evitar que influenciem ou interfiram politicamente nas investigações.

Tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) um pedido de habeas corpus movido pela defesa de Ricardo Coutinho. Até o fim da manhã desta sexta-feira (20) não havia decisão do STJ a respeito do pedido.

O advogado de Ricardo, Eduardo Cavalcanti disse que a expectativa para o habeas corpus é muito positiva.

“Nós acreditamos na inocência de Ricardo e não há elementos que demonstrem qualquer participação dele, porque se trata de áudios muito antigos, fora de contextos até, é preciso apurar bem isso. Não há razão portanto para que essa prisão se mantenha, uma pessoa pública, uma pessoa conhecida, é isso que estamos pleiteando” declarou após audiência de custódia.

Ricardo Coutinho foi apontado pelo Ministério Público como chefe da suposta organização criminosa suspeita de desviar dinheiro público. O ex-governador era integrante do núcleo político da organização, que ainda se dividia em núcleos econômico, administrativo, financeiro operacional.

O ex-governador nega as acusações, disse, na terça-feira (17) que “jamais seria possível um Estado ser governado por uma associação criminosa e ter vivenciado os investimentos e avanços nas obras e políticas sociais nunca antes registrados”.

PORTAL DIÁRIO com vídeo do ClickPB

Recomendado pelo Google: