header top bar

section content

VÍDEO: Na coluna semanal Diário de Obras, engenheiro discorre sobre falta de acessibilidade nas cidades

O profissional explicou que as pessoas com mobilidade reduzida, podem acionar a Justiça para cobrar seu direito de ir e vir

Por Luiz Adriano

04/10/2022 às 17h50 • atualizado em 04/10/2022 às 17h52

Em sua participação no programa Diário News da TV Diário do Sertão, desta semana, o engenheiro civil Fernando Figueiredo falou sobre acessibilidade. O profissional destacou que quando uma pessoa com mobilidade reduzida não consegue adentrar em algum estabelecimento, se enquadra na falta de cumprimento ao Direito de ir e vir.

Ele explicou que em todos os municípios deveria ter o Código Diretor, mas nem todos têm. Fernando disse que este Código tem a obrigatoriedade de ter alguns termos de acessibilidade como: indicar a forma de construir rampas, os pisos táteis, a forma de se produzir os diferentes tipos de acessibilidade […].

JUSTIÇA

Ainda segundo Fernando Figueiredo, as pessoas que se sentirem prejudicadas com problemas de falta de acessibilidade, podem acionar a Justiça através do Ministério Público, bem como pela Secretaria de Planejamento Urbano do município, para que possa ser feito as adequações necessárias no meio público.

“É um problema sério e quem tem algum familiar ou que já passou por algum tipo de situação sabe como é complicado se locomover quando você tem barreiras nas cidades”, ressaltou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: