header top bar

section content

VÍDEO: Governador do Piauí afirma que punição aos extremistas tem que ser ‘exemplar e pedagógica’

Rafael Fonteles classifica os atos do dia 8 como 'o maior ataque que a democracia brasileira sofreu no período democrático'

Por Jocivan Pinheiro

23/01/2023 às 17h37 • atualizado em 23/01/2023 às 17h52

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), em conversa com a imprensa após participar do encontro de governadores do Nordeste em João Pessoa, falou sobre os ataques de extremistas às sedes dos três Poderes em Brasília, no último dia 8 deste mês.

Fonteles classifica o dia 8 como ‘o maior ataque que a democracia brasileira sofreu no período democrático’. Por outro lado, ele ressalta que os ataques serviram também para motivar a união dos poderes em defesa da democracia. “Felizmente, o dia seguinte mostrou que a democracia saiu mais fortalecida, porque nunca houve uma união de entes e de poderes na defesa das instituições”, disse ele.

Fonteles concorda que a punição seja “exemplar e pedagógica para que nós nunca mais soframos ataques dessa natureza, ataques terroristas em relação ao estado democrático de direito”.

Inquéritos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta segunda-feira (23), a abertura de mais seis inquéritos para investigar a conduta de golpistas envolvidos nos atos de terrorismo do último dia 8. As decisões atendem a pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ao todo, já são sete inquéritos abertos no STF para apurar os atos golpistas.

Três dos seis pedidos abertos nesta segunda vão apurar, ao mesmo tempo, as condutas de três grupos de envolvidos nos atos: os “executores materiais” (quem invadiu e depredou os prédios); os financiadores dos atos e os “autores intelectuais” do caso.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: