header top bar

section content

Alunas da UFCG são finalistas em Competição Global da Huawei

Ana Júlia Mendes e Helen Cavalcanti integram equipe do projeto TrashTrack. Votação popular termina nesta quinta. A influencer campinense Juliette entrou na torcida, por meio de suas redes sociais

Por Portal Diário com Ascom UFCG

11/01/2024 às 14h00 • atualizado em 12/01/2024 às 17h53

Foto: divulgação/UFCG

Duas alunas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) fazem parte da única equipe brasileira entre as 10 finalistas da Tech4Good Global Competition, promovida pela chinesa Huawei, maior empresa de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo. Ana Júlia Mendes, do curso de Engenharia Elétrica, e Helen Cavalcanti, do curso de Ciência da Computação, juntamente com estudantes de outras cinco instituições brasileiras, integram a equipe do projeto TrashTrack, um sistema de monitoramento e coleta inteligente de lixo.

Votação Popular

Uma das etapas da competição internacional é a Votação Popular na internet (People’s Choice Awards), que ocorre em duas fases. A primeira fase foi encerrada na última segunda, dia 8, tendo a equipe brasileira ficado em primeiro lugar, com 51,5% dos votos. Até a influencer campinense Juliette entrou na torcida, por meio de suas redes sociais. A segunda fase da Votação Popular, com os três times mais votados, termina nesta quinta, dia 11 de janeiro. A equipe brasileira concorre com equipes da Argélia e do Uzbequistão. Quem vencer, terá a chance de ir para a China como parte do prêmio.

Clique aqui para votar na equipe do Brasil.

Instagram > https://www.instagram.com/reel/C133bsrhmCc/?igsh=MXRmMXp0bWN6Y21kbg==

Twitter > https://x.com/Huawei/status/1744636051140870421?s=20

Defesa do projeto

A última etapa da competição consistirá na defesa dos projetos, a Final Global, que será realizada nesta quinta-feira, dia 11, das 9h às 11h (horário de Brasília), quando todas as 10 equipes finalistas farão a apresentação de seus projetos, ao vivo, com transmissão no site Huawei Seeds for the Future e no canal do YouTube.

O resultado final será anunciado no dia 12 de janeiro, no site Huawei Seeds for the Future e nas plataformas oficiais da Huawei. As três equipes vencedoras, Nível Ouro, Prata e Bronze, receberão, respectivamente, 30 mil, 20 mil e 10 mil dólares para implantação do projeto.

Participação

“Tudo começou em setembro passado, quando ficamos entre os 50 estudantes brasileiros selecionados pela Huawei para participar do Seeds for the Future, um programa global de intercâmbio cultural e profissional. A principal atividade foi promover a competição Tech4Good, onde equipes buscam solucionar problemas sociais referentes aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. Ficamos em segundo lugar nacional, durante a semana do programa, e nos apaixonamos pelo problema. Pouco depois houve a abertura das inscrições para a competição global e nos inscrevemos. Dentre mais de 150 times do mundo todo, nosso time foi selecionado como um dos 10 finalistas”, explica Helen.

O projeto

O TrashTrack é um sistema de gerenciamento e coleta de resíduos urbanos, direcionado aos objetivos de desenvolvimento sustentável 3 e 11 da ONU. O projeto oferece soluções inteligentes de rotas e coleta de dados para melhorar questões relacionadas à saúde, bem-estar e sustentabilidade em áreas urbanas.

Além de Ana Júlia e Helen Cavalcanti, a equipe é composta por Gabriel Carvalho (Faculdade Impacta), Guilherme Correia (Universidade do Estado do Amazonas), Jenifer Toledo (Faculdades Metropolitanas Unidas), Julianna Maria dos Reis (Escola Politécnica de Pernambuco) e Stéfany Coimbra (Universidade Federal de Itajubá).

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: