header top bar

section content

VÍDEO: Responsável por 60% dos empregos formais em 2023, o setor de serviços é o tema no quadro de Economia

O assessor de investimentos, Elan Nascimento, detalhou os serviços no último episódio da série "Os 3 grandes setores da economia brasileira"

Por Priscila Tavares

24/02/2024 às 10h58

No terceiro episódio da série “Os 3 grandes setores da economia brasileira”, o assessor de investimentos, Elan Nascimento, pontuou sobre o setor dos serviços.

Os serviços desempenha um papel significativo na economia brasileira e seu comportamento é um dos indicadores mais importantes da atividade econômica, já que é a principal fonte de contribuição para o PIB do Brasil. Em 2022 o setor de serviços representou 58,9% do PIB brasileiro.

Este é um setor altamente diversificado, abrangendo serviços financeiros, telecomunicações, turismo, tecnologia da informação, saúde, educação, transporte, entretenimento, entre outros, e é muito ligado ao consumo das famílias e dependente do aquecimento econômico.

Elan explica que esse setor é um grande empregador no Brasil, oferecendo oportunidades de trabalho em diversas áreas e níveis de habilidade. Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o setor de serviços foi responsável por 60% dos empregos formais no Brasil em 2023.

O assessor de investimentos destaca o turismo como um potencial contribuinte para o crescimento do setor de serviços como um todo.

“O Brasil tem um potencial muito grande nessa área turística, ele tem praias belíssimas, cidades históricas, ecossistemas diversificados, tem eventos culturais e quando há uma movimentação no turismo de um país e também de uma região, isso contribui significativamente para o setor de serviços”, disse.

Ele falou ainda, da transformação do setor impulsionada pela tecnologia e a inovação e dos desafios que o setor de serviços enfrente.

Mais detalhes sobre esse assunto também estão na coluna escrita de Elan Nascimento no portal Diário do Sertão. Clique aqui e leia o texto.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: