header top bar

section content

Universidade Federal de Campina Grande lidera ranking nacional de Patentes de Invenção

A Petrobrás aparece em 2º lugar e a UFPB ocupa a terceira posição. Universidades como USP e UNICAMP estão entre as 10 primeiras

Por Portal Diário com Ascom UFCG

05/10/2021 às 18h55 • atualizado em 05/10/2021 às 18h58

Universidade Federal da Paraíba (UFCG) - (Foto: divulgação).

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) lidera o Ranking Nacional de Depositantes Residentes de Patentes de Invenção – 2020, divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nesta segunda-feira, dia 4, com 96 registros e 1,82% da participação nacional. Este é o quarto ano consecutivo em que a instituição figura entre as três maiores depositantes de patentes do País. A Petrobrás aparece na segunda colocação, com 79 solicitações, enquanto a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocupa a terceira colocação, com 74 pedidos registrados no último ano.

O coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), Renan Gusmão, destaca que os resultados positivos são fruto de um trabalho contínuo de conscientização e treinamento desenvolvido junto aos pesquisadores da instituição acerca da importância da Inovação Tecnológica e da Propriedade Intelectual. “É um trabalho que a instituição vem desenvolvendo junto aos seus pesquisadores, auxiliando acerca das boas práticas de gestão da Propriedade Intelectual, na redação de patentes, na busca por anterioridades e prospecção tecnológica. Então, a instituição vem apoiando os pesquisadores de todos os campos da UFCG e, com isso, a comunidade abraçou a causa e se motivou a fazer os registros e a estudar mais a pauta sobre o assunto”, enfatiza.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Presidente da CDL de Cajazeiras diz que “segmentos dentro do IFPB não querem o IF Sertão”

Divulgação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O reitor da UFCG, Antônio Fernandes, ao parabenizar os pesquisadores da instituição, destaca o perfil institucional de inovação tecnológica e, especialmente, o seu comprometimento na busca de soluções para os avanços socioeconômicos, não somente nas áreas de Tecnologia. “Esse esforço inventivo, cultural na nossa Universidade, e que resulta em bons frutos, orgulha nossa comunidade e nos referencia – cada vez mais – nos cenários nacional e internacional”, pontua.

Antônio Fernandes também destacou o momento em que a informação chega, na semana que antecede o aniversário de Campina Grande, que muito se orgulha da instituição que sedia e que honra seu nome. “Um grande presente para nossa cidade que tem o futuro como foco”.

No Top 10 do ranking figuram ainda a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 4º lugar; a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), ambas em 5° lugar; a Universidade de São Paulo (USP), em 7° lugar; e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 8°.

Acesse aqui o ranking completo.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: