header top bar

section content

Estudantes selecionados na primeira chamada do SISU 2024 já podem fazer matrícula nas universidades

Os classificados na 1ª chamada tem até o próximo dia 7 de fevereiro para realizar a matrícula. Conforme o MEC, quem não conseguiu entrar de primeira e se inscreveu na lista de espera do SISU, tem o mesmo prazo para aguardar alguma desistência

Por Portal Diário

02/02/2024 às 11h10 • atualizado em 02/02/2024 às 11h12

UFPB - Foto: divulgação/Portal Nacional da Educação

Os estudantes que foram selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), já podem fazer a matrícula nas universidades a partir desta sexta-feira (2). O resultado definitivo foi anunciado na última quarta-feira (31) após atrasos devido a problemas técnicos.

O estudante aprovado na primeira chamada tem até a próxima quarta-feira, 7 de fevereiro, para realizar sua matrícula ou o registro acadêmico na instituição em que foi selecionado.

O Ministério da Educação (MEC) alerta que o candidato deve “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.”

Ao todo, em todo Brasil, foram ofertadas 264.181 vagas para 6.827 cursos de graduação em 127 instituições públicas de educação superior. Na Paraíba, são mais de 21 mil vagas distribuídas nas quatro universidades (UEPB, UFPB, UFCG e o IFPB), presentes em mais de 30 cidades paraibanas.

Conforme matéria da Agência Brasil, o MEC ressalta que “a seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito a vaga para a qual se inscreveu”. Ainda conforme o órgão federal, “a matrícula ou seu registro acadêmico estão condicionados à comprovação, junto a instituição para a qual foi selecionado”.

Ainda conforme a Agência Brasil, “a universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, não podendo ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo”.

LISTA DE ESPERA

Caso o estudante não tenha conseguido vaga na primeira chamada, mas tenha se inscrito na lista de espera do SISU, ele tem até o dia 7 de fevereiro para aguardar alguma desistência dos classificados.

A participação na lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, explica o MEC.

O cronograma do Sisu 2024 aponta que a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior irá acontecer no próximo dia 16 de fevereiro.

SISU

Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: