header top bar

section content

PL de Jeová Campos aprovado na ALPB dá direito a atendimento prioritário às pessoas com visão monocular

O PL assegura prioridade de atendimento nos estabelecimentos públicos e privados no Estado da Paraíba, para pessoas com esse tipo de deficiência.

Por Portal Diário com Assessoria

04/05/2021 às 17h14

Deputado estadual Jeová Campos.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou em sessão remota desta terça-feira (04), o Projeto de Lei nº 1.936/20, de autoria do deputado Jeová Campos (PSB), que propõe atendimento especial para as pessoas com visão monocular. O PL assegura prioridade de atendimento nos estabelecimentos públicos e privados no Estado da Paraíba, para pessoas com esse tipo de deficiência.

De acordo com a proposta, que segue agora para aprovação ou não do governador, “fica assegurado o atendimento prioritário às pessoas com visão monocular pelos estabelecimentos públicos e privados sediados no Estado da Paraíba, cujo símbolo da pessoa com visão monocular deverá ser utilizado nas placas indicativas de atendimento prioritário para as pessoas portadoras de necessidades especiais”.

VEJA TAMBÉM

Jeová Campos critica Governo Federal e diz que trabalhadores não tem o que comemorar neste 1º de maio

A proposta determina ainda que para se beneficiar da Lei é preciso se enquadrar no perfil de pessoa com visão monocular que é aquela que apresenta cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica, assim como as pessoas de baixa visão, com acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica, os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

O deputado explica que para fazer jus ao atendimento prioritário à pessoa com visão monocular deverá apresentar qualquer documento firmado por profissional médico que ateste esta deficiência. A propositura ainda determina que o descumprimento da lei sujeitará ao infrator a imposição de multa no valor equivalente a 50 (cinquenta) UFR-PB vigente na data da aplicação da penalidade, e no caso de reincidência o valor da penalidade será aplicado em dobro, além de outras sanções previstas na legislação vigente.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: