header top bar

section content

Em discurso na Câmara, Wilson Santiago defende recursos para os municípios e destaca mobilização de prefeitos

O deputado demonstrou solidariedade e apoio aos prefeitos paraibanos e disse que está junto nessa luta pela reposição dos repasses do FPM

Por Portal Diário com Assessoria

31/08/2023 às 19h29

Deputado Wilson Santiago na Câmara Federal - foto: divulgação/assessoria

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) discursou no plenário da Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira (30), e defendeu a destinação de mais recursos para os municípios, através do aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O parlamentar ainda destacou a mobilização realizada em João Pessoa, que reuniu cerca de 200 prefeitos, que reivindicaram a reposição de perdas nos repasses. 

“Hoje o Brasil inteiro, em caso especial a Paraíba, se mobilizou através dos seus municípios para, de fato, protestar sobre a queda da arrecadação dos municípios brasileiros, as contas e repasses. De fato, tem sido lastimável e isso tem dificultado muitas das ações de todos esses municípios, em especial da Paraíba”, ressaltou o deputado na Câmara dos Deputados.

Wilson Santiago demonstrou solidariedade e apoio aos prefeitos paraibanos e disse que está junto nessa luta pela reposição dos repasses do FPM. “No caso da Paraíba, por exemplo, foram mais de 200 municípios que estavam juntos em um movimento, uma mobilização apelando ao Governo Federal para socorrer os municípios, o mais urgente possível, de modo que não sejam obrigados a tomarem decisões que prejudiquem não só o andamento das ações, como aquilo que interessa a grande maioria da população. Portanto, senhor presidente, é necessário se registrar esse protesto”, afirmou.

A mobilização, encabeçada pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e que conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), reuniu prefeitos de todas as regiões da Paraíba em frente à Assembleia Legislativa da Paraíba. Dados da CNM apontam que 51% dos municípios enfrentam dificuldades financeiras, especialmente pela queda de FPM e atrasos em outros repasses.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: