header top bar

section content

VÍDEO: 14 cidades da Paraíba receberão primeiras doses da vacina da Dengue que serão aplicadas em fevereiro

O público-alvo, de princípio, será crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina ainda não foi liberada pela Anvisa

Por Luiz Adriano

25/01/2024 às 12h26 • atualizado em 25/01/2024 às 16h26

O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (25) a lista com 521 municípios brasileiros que irão receber as primeiras doses da vacina contra a dengue. Na Paraíba, 14 cidades da região metropolitana de João Pessoa serão as primeiras do estado beneficiadas com os imunizantes (ver lista abaixo do texto).

Conforme o Ministério da Saúde, as doses serão aplicadas a partir de fevereiro e terão como público-alvo, de princípio, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

O Ministério da Saúde informou que a primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado (20). O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.


“Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses”, disse o MS.


Ainda conforme relato do Ministério da Saúde, “o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público”.

A vacina Qdenga, é produzida pelo laboratório chinês Takeda. O imunizante foi incorporado ao SUS em dezembro de 2023, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Veja abaixo a lista dos 14 municípios paraibanos que receberão as primeiras doses da Qdenga, todos da 1ª Região Mata Atlântica:

1 – João Pessoa
2 – Santa Rita
3 – Cabedelo
4 – Bayeux
5 – Conde
6 – Caaporã
7 – Sapé
8 – Alhandra
9 – Pitimbu
10 – Cruz do Espírito Santo
11 – Lucena
12 – Mari
13 – Riachão do Poço
14 – Sobrado

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: