header top bar

section content

Ministério da Saúde incorpora vacina contra a Dengue e ex-ministro Marcelo Queiroga critica demora

"É lamentável essa demora para incorporar essa vacina, que só ocorreu após nossa cobrança, diante do silêncio ensurdecedor dos outrora falantes especialistas", escreveu o ex-ministro Marcelo Queiroga em suas redes sociais

Por Portal Diário

22/12/2023 às 10h59 • atualizado em 22/12/2023 às 11h01

Foto: Igor Evangelista/MS

Após repercurssão da matéria publicada no Diário do Sertão onde o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista de fim de ano gravada em 3 de novembro deste ano, criticou a demora do ministério da Saúde para incorporar a vacina contra a Dengue no SUS, ele fez publicação em suas redes sociais atualizando os dados, visto que, nesta quinta-feira (21) foi publicado pelo governo federal a aquisição do imunizante.

“Após mais de 9 meses de retardo, pois já havia o registro da ANVISA, o Ministério da Saúde anunciou que a vacina da Dengue será incorporada no SUS. Assim, recuou da posição anterior que era aguardar pelas vacinas produzidas no Instituto Butantan, conforme anunciado por secretário da pasta”, relatou nas redes sociais.

Para Queiroga não há justificativa para que as vacinas, com registro na Anvisa desde março de 2023, demorem quase um ano para serem disponibilizadas para os brasileiros. O Ministério da Saúde esperou a indústria submeter à Conitec o pedido para incorporar a vacina quando poderia ter feito de ofício, como foi procedido em relação à vacina contra COVID-19.

O médico paraibano lembra que a Dengue é uma doença endêmica que afeta o Brasil desde a década de 1990, e já levou a milhões de óbitos. Só em 2023 houve mais de 1.3 milhões de casos, sendo que 15 mil necessitaram de internação hospitalar, com mais de 1.3 mil óbitos.

“É lamentável essa demora para incorporar essa vacina, que só ocorreu após nossa cobrança, diante do silêncio ensurdecedor dos outrora falantes especialistas”, escreveu o ex-ministro Marcelo Queiroga em suas redes sociais.

Marcelo Queiroga (Foto:Divulgação/ Agência Senado)

Queiroga lembra que o governo federal, segundo o informado na mídia nacional, aguardaria as vacinas produzidas pelo Butantan, ainda sem registro na Anvisa, para iniciar a vacinação no Brasil. Estima-se que somente no final de 2024 estariam disponíveis.

Ele relata ainda que após críticas e a ação de alguns municípios que anunciaram a intenção de adquirir vacinas contra a Dengue, o Ministério da Saúde resolveu incorporar essas vacinas no SUS, mesmo assim, em quantidade insuficiente. Segundo veiculado na mídia, serão adquiridas vacinas para imunizar cerca de 3 milhões de brasileiros.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: