header top bar

section content

VÍDEO: Candidato é flagrado com cola contendo cerca de 20 temas de redação, no concurso da PMPB, diz coronel

O coronel Ronildo, sub-comandante da Polícia Militar da Paraíba, falou ao vivo na edição desta segunda-feira (30) no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, e comentou sobre as ocorrências registradas no concurso da PM e Corpo de Bombeiros que foi realizado neste domingo (29) em todo o estado da PB

Por Luiz Adriano

30/10/2023 às 17h49 • atualizado em 30/10/2023 às 17h53

O coronel Ronildo, sub-comandante da Polícia Militar da Paraíba, falou ao vivo na edição desta segunda-feira (30) no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, e comentou sobre as ocorrências registradas no concurso da PM e Corpo de Bombeiros que foi realizado neste domingo (29) em todo o estado.

Coronel Ronildo que foi o coordenador geral do concurso, disse que a PM já vinha trabalhando a cerca de seis meses com informações em relação a nomes de candidatos suspeitos. Segundo ele, o setor de inteligência já vinha fazendo o acompanhamento e ao todo, havia uma lista com 119 alvos. “Foram feitos levantamento de todos os candidatos”, disse.

O PM explicou os vários casos de infrações e entre eles havia quatro mandados de prisão em aberto, sendo que dois deles foram cumpridos. Ele falou que as motivações eram em decorrência de falta de pensão alimentícia, fato este que foi permitido os candidatos realizarem as provas e sendo efetuada as prisões só ao final da aplicação.

Alguns candidatos foram flagrados com colas – Foto: divulgação/PMPB

TECNOLOGIA

O coronel Ronildo explicou que a grande maioria das ocorrências se deram em virtude do uso do celular e do ponto eletrônico. Conforme a autoridade policial, foi feita aquisição por parte da banca organizadora, de aparelhos que detectam as ondas emitidas por tais equipamentos e isso permitiu, após passar em todas as salas de aula, detectar os aparelhos.

CASOS INUSITADOS

A famosa “cola”, que são textos escritos do conteúdo programático, também foi detectada em algumas ocasiões. O coronel disse que os candidatos pegos em flagrante com tal prática, se utilizaram dos mais variados meios para esconder a fila.

“Teve um candidato que colou a fila na coxa já perto dos órgãos genitais, mas mesmo assim a equipe de inteligência já tinha plotado ele, levou para a sala e fez aquela revista pessoal, minuciosa e foi constatado.

Outro candidato que chamou atenção também foi um candidato que tinha feito em letras minúsculas, cerca de 20 temas de redação e estava escondido com esse material, e ao se dirigir ao banheiro para ler esses conteúdos, não sabia que dentro do banheiro tinha um agente de inteligência nosso lá infiltrado e ai quando ele abriu que estava lendo, foi dada voz de prisão para ele também”, detalhou o coronel.

AVALIAÇÃO

“No geral, nós entendemos após a avaliação do comando geral na manhã de hoje, nós constatamos que o concurso foi um sucesso. Dos 64 mil candidatos que estavam inscritos, nós tivemos uma evasão apenas em torno de 20% o que é normal em um concurso desta natureza”, pontuou.

Ao todo, segundo o coronel, mais de 500 policiais fardados, ostensivos, estiveram na ativa em todo o estado da Paraíba durante o certame, além de 250 agentes de inteligência infiltrados para detectar as situações de fraudes. “No geral, o concurso foi considerado um sucesso e agora vamos partir para a segunda etapa”, relatou.

DADOS

O concurso teve ao todo, 63.437 inscrições para 1.100 vagas oferecidas.

As ausências registradas teve um percentual de 21%, o que representa 13.574 candidatos (as). O gabarito preliminar da prova já foi divulgado no site do IBFC (www.ibfc.org.br). Quem na prova objetiva for classificado em até quatro vezes o números de vagas, terá a redação corrigida e, caso aprovado, avança para a próxima fase, que é o exame psicológico.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: