header top bar

section content

VÍDEO: Após afogamentos em praias do litoral sul da PB, major do CBM explica sobre locais perigosos para banho

Dois afogamentos foram registrados em 10 dias em praias do litoral sul da Paraíba. O profissional deu detalhes dos perigos em tomar banho em Maceiozinho, e explicou do risco em entrar na água sem antes se informar com o guarda-vidas

Por Luiz Adriano

08/11/2023 às 18h40 • atualizado em 08/11/2023 às 18h49

Mais um caso de afogamento foi registrado em praias do Litoral Sul da Paraíba. Um jovem de 22 anos, identificado como Carlos Daniel, acabou sumergindo no final da tarde desta terça-feira (07) na Praia de Jacumã, município do Conde, em um local conhecido como Maceiozinho, que quando a maré está alta há o encontro com as águas do rio.

O Corpo de Bombeiros realizou diligências na tentativa de encontrar o corpo, mas não conseguiu. Já nesta quarta-feira (08), nas primeiras horas da manhã, os militares retornaram as buscas, mas até o fechamento desta matéria não havia informações sobre o encontro da vítima.

Este é o segundo caso em 10 dias. No último dia 29 de outubro, o jovem de 16 anos, identificado como Célio Roberto Macedo da Silva, da cidade de Campina Grande, foi vítima de afogamento na Praia de Coqueirinho, também no Litoral Sul do estado.

O major do Corpo de Bombeiros, Thiago Antonio, conversou com o Portal Diário e falou sobre os cuidados que as famílias devem ter ao tomar banho, seja de açudes, barragens ou praias, principalmente neste período que se aproxima as férias do final do ano e o número de famílias que se dirigem à região litorânea aumenta consideravelmente.

Ele atentou para que as pessoas nunca entrem na água antes de procurar saber o que tem ou como é aquele local. Thiago lembrou que há lugares que têm pedras, outros tem redes de pescadores, e tudo isso pode ser evitado se antes pedir informações aos guarda-vidas ou até mesmo a moradores ou pessoas que convivem naquele determinado ambiente.

O Maceiozinho forma o encontro do rio com o mar quando a maré enche – imagem da Praia de Jacumã, no município do Conde/PB – foto: reprodução/G1 – TV Cabo Branco

COQUEIRINHO

O militar falou sobre a Praia de Coqueirinho alertou que se trata de uma praia “violenta, perigosa”. Ele explicou que no local tem uma parte que o banho é mais tranquilo, saudável, e para isso é necessário perguntar sobre esses locais ao guarda-vidas. “Não adentre no mar sem falar com o guarda-vidas”, disse.

MACEIOZINHO

Quanto ao Maceiozinho, o major falou que trata-se do encontro do rio com o mar. “É algo muito perigoso, em que existe duas correntes se encontrando, e ali forma um turbilhão, forma uma situação adversa que muitas vezes cansa o nadador quando ele vai tentar atravessar, porque a tendência é puxar para o mar, e a partir daí, o nadador, o banhista, ele vai tentar lutar contra essa maré, ele vai cansar e pode vir a se afogar”, ressaltou o militar.

O major deu várias orientações como o não uso de bebida alcoólica, enfatizou a importância de entrar em contato com o número 193, entre tantos outros conselhos profissionais. Veja a fala do bombeiro na íntegra, no vídeo que está no topo do texto.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: