header top bar

section content

VÍDEO: Lula toma posse, critica Bolsonaro e recebe faixa de representantes do povo brasileiro

Em seu discurso o novo presidente, que assume seu terceiro mandato, enalteceu a democracia e parabenizou o processo eleitoral

Por Luiz Adriano

01/01/2022 às 17h13 • atualizado em 01/01/2022 às 20h31

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse para seu terceiro mandato como presidente da república neste domingo (1º).

Próximo das 14h30 o futuro executivo nacional chegou à Catedral Metropolitana de Brasília, ponto inicial da solenidade de posse.

Seguiram no Rolls-Royce presidencial por cerca de 10 minutos, o presidente Lula, a primeira dama Janja Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a segunda dama, Lu Alckmin.

O trajeto pela Esplanada dos Ministérios teve um percurso de 1,5 km. Durante todo tempo o novo presidente e os demais componentes que seguiam em carro aberto acenavam para os apoiadores que marcaram presença em massa.

Lula toma posse – Foto: @ricardostuckert

DISCURSO DE POSSE

Durante o discurso de posse como o 39º presidente do Brasil, entre tantos assuntos citados pelo novo gestor, ele criticou as denúncias contra o sistema eleitoral e enalteceu as urnas eletrônicas.

“Apesar de tudo, a decisão das urnas prevaleceu, graças a um sistema eleitoral internacionalmente reconhecido por sua eficácia na captação e apuração dos votos. Foi fundamental a atitude corajosa do Poder Judiciário, especialmente do Tribunal Superior Eleitoral, para fazer prevalecer a verdade das urnas sobre a violência de seus detratores”, destacou.

Lula toma posse – Foto: @ricardostuckert

CRÍTICAS AO GOVERNO ANTERIOR

Referindo-se ao Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula falou que “o diagnóstico do Gabinete de Transição de Governo é estarrecedor”. Ele ressaltou que os recursos da Saúde foram “esvaziados”.

“Desmontaram a Educação, a Cultura, Ciência e Tecnologia. Destruíram a proteção ao Meio Ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação, a segurança pública, a proteção às florestas, a assistência social”, pontuou.

O mais novo presidente recebeu a faixa por pessoas comuns representando o povo brasileiro.

VEJA A FESTA COMPLETA

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: