header top bar

section content

VÍDEO: Luciano Cartaxo diz que Cícero Lucena é um ‘fiasco’, responde a Diego Tavares e se coloca à disposição

O deputado estadual falou ainda sobre a decisão da vereadora Bruna Veras em apoiar o prefeito de Sousa e afirmou que seu nome está à disposição para concorrer à prefeitura da capital em 2024

Por Diário

16/02/2023 às 20h24 • atualizado em 16/02/2023 às 21h05

Em entrevista exclusiva para a TV e Rede Diário do Sertão, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) falou sobre as metas do seu mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), disse que a gestão de Cícero Lucena (PP) como prefeito de João Pessoa é um “fiasco”, relembrou ações desenvolvidas quando foi prefeito da capital, falou da decisão da vereadora Bruna Veras (PSC) em apoiar o prefeito Fábio Tyrone (Cidadania) na cidade de Sousa, afirmou que seu nome está à disposição para concorrer à prefeitura da capital em 2024 e que a situação com seus ex-secretário Diego Tavares (PP) é “página virada”.

Durante a entrevista o deputado relembrou também da infância que passou nas cidades de Sousa e Cajazeiras, no Sertão paraibano. Ele falou ainda dos jogos no estádio Higino Pires, das relações familiares e como conheceu sua esposa.

Resposta a Diego Tavares

Em resposta ao atual secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares, que afirmou que Luciano Cartaxo, quando era prefeito, havia pedido a Diego para deixar a Secretaria de Assistência Social para por o nome à disposição para ser candidato em 2020, Luciano afirmou que nunca havia dito quem seria seu candidato para a disputa da prefeitura de João Pessoa e que esse assunto é “página virada”.

“Eu nunca disse quem era o candidato, a gente sempre teve a oportunidade de apresentar as propostas, as sugestões, as possibilidades, mas isso é uma coisa; página virada, isso é pagina virada, para mim o que está valendo é o mandato que eu estou construindo agora como deputado estadual”, ressaltou o político.

O deputado disse que Diego Tavares optou por estar no governo da atual gestão da capital e que respeita sua decisão. Luciano reforçou que seu foco é continuar trabalhando pela Paraíba em seu mandato como deputado estadual. Ele garantiu que irá continuar cobrando resultados da atual gestão e questionou: “O que o povo quer saber é quando o atual gestor da prefeitura de João Pessoa vai começar a entregar a primeira obra que tenha sido iniciada na gestão dele”.

Cícero Lucena, “gestor retrô”

“O prefeito Cícero é um prefeito lento, é um prefeito ultrapassado, é um prefeito retrô dos anos 90, porque a sensação que a gente está tendo na cidade é que o governo dele é a cópia fiel do que ele pensava em 1990. Então ele chega sem entender mais o que é o modelo de gestão, o que é planejamento, o que é resultado, o que é fundamental para uma boa gestão, que é a governança municipal”, disse Luciano Cartaxo.

O deputado afirma que as ações do atual prefeito de João Pessoa são vinculadas a ideias do passado e alerta que o gestor não pode esquecer das questões importantes para a população, como saúde, educação, infraestrutura, limpeza urbana, entre outros. Luciano ainda aponta problemas nos PSF (Posto de Saúde da Família) da capital que, segundo ele, toda semana fecha um. “Você chaga num PSF não tem medicamento. Você chega num PSF ou ele está fechado, interditado ou ele está com problema”, disse.

O político afirmou que irá continuar o trabalho de deputado como fiscalizador e que não vai aceitar nenhum tipo de intimidação de nenhum parlamentar. “A Assembleia tem o papel de debater, propor, sugerir, criticar, fiscalizar os municípios. Eu fui eleito para quê? Para chegar na Assembleia e não poder falar?! E não poder colocar meu ponto de vista, e não poder fiscalizar, não poder dizer o que está errado, não poder mostrar a solução. Então o debate sobre a Paraíba passa pelo debate de cada município do nosso estado”, ressaltou.

Luciano avaliou a gestão de Cícero e disse estar desaprovada. “A gestão de Cícero é um fiasco do ponto de vista administrativo. É um fiasco, três anos de gestão e você não ver resultado, só promessa e mais promessa”, afirmou o deputado.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA

Na Assembleia Legislativa

Luciano Cartaxo disse que sua atuação como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba seguirá a mesma premissa de sua carreia política, com dedicação e empenho. “Digo sempre que eu estou na vida pública porque eu acredito que a vida do povo pode e deve ser melhor e trabalho diariamente para isso, tenho vocação para política”, afirmou o deputado.

Quatro vezes vereador de João Pessoa, duas vezes prefeito da capital e vice-governador do estado, Luciano afirmou que o seu mandato é um instrumento de participação popular e que irá trabalhar pelo povo.

Como principais metas, o deputado aponta ações na cidade de João Pessoa que, segundo ele, é uma cidade que atende todo o estado em questões de serviços, saúde, cultura, entre outros. “Nossa principal meta é exatamente criar um mandato onde a população se sinta representada e participe ativamente da construção desse mandato”, ressaltou.

Inspirações na política

Dentro da política Luciano cita, como principal inspiração, Antônio Mariz, que foi governador da Paraíba, senador e deputado federal durante dois mandatos, além de prefeito de Sousa. “A gente tinha uma referência muito grande em Antônio Marque da Silva Mariz, era o nome que a gente via como referência, um político integro, um político sério, um político realizador, um político que realmente tinha uma vocação pelo social, de cuidar das pessoas”, disse.

Ele também aponta o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma grande referência política para ele e milhões de brasileiros. O presidente Lula está no seu terceiro mandato como chefe do Poder Executivo e Luciano ressalta: “Está botando o país nos trilhos, organizando o país, defendendo a democracia, trabalhando por quem mais precisa”.

Luciano informa que um dos motivos de voltar ao Partido dos Trabalhadores foi justamente por acreditar na política de Lula. Disse que sabia que a eleição de 2022 seria a mais disputada e polarizada da história do país, mas que tinha muita coisa em jogo. “Estava em jogo a democracia, a política social, a qualidade de vida, a luta contra o preconceito, contra a discriminação, então eu fiz essa opção de voltar ao PT no momento de muita dificuldade no processo eleitoral. Voltei ao PT exatamente para ajudar, para contribuir de maneira decisiva em relação a uma vitória num processo eleitoral, porque era necessário a vitória de Lula. Estava em jogo muita coisa”, falou.

Deputado estadual Luciano Cartaxo (Foto: Reprodução TV Diário do Sertão)

Como prefeito de João Pessoa

Em seu mandato como prefeito de João Pessoa, Luciano destacou ações desenvolvidas na saúde, educação, infraestrutura, entre outros, e disse que ninguém nunca consegue fazer 100%, mas que conseguiu “dar as linhas das diretrizes e melhorar a vida do povo, investir na saúde, na educação, na segurança pública”.

O deputado relembrou do tradicional bloco carnavalesco Picolé de Manga, em que trouxe atrações de porte nacional para a festa de carnaval, mas que também tinha um papel social. “Picolé de Manga foi além da folia. A gente teve uma ONG [Organização Não Governamental] que alfabetizávamos crianças e adolescentes, um trabalho social muito grande”, destacou.

Eleições 2024

Sobre as eleições de 2024 para a prefeitura de João Pessoa, Luciano falou sobre o apoio do governador João Azevêdo (PSB), disse que ainda não foi pautada a eleição municipal, mas ressaltou que ele faz parte da base de sustentação.

Já sobre a possibilidade de apoio de Ricardo Coutinho (PT) na escolha para o nome que o Partido dos Trabalhadores irá lançar para concorrer à prefeitura da capital, já que Cida Ramos (PT) também se lançou para a disputa, Luciano afirma que o seu nome está à disposição do partido por toda a trajetória política que tem dentro da capital. Ele falou que o PT é um partido plural e que os nomes que forem surgindo serão debatidos para ver quem está mais preparado, quem tem mais experiencia e mais identidade com a cidade para disputar as eleições.

Luciano afirmou não haver possibilidade alguma de união com o governo de Cícero Lucena por ser “um governo fraco, um governo lento, um governo ultrapassado que está prejudicando a vida do povo”. Ele diz ainda que não há possibilidades de Cícero ir para a base do presidente Lula, pois, de acordo com Luciano, o prefeito sempre foi de direita e nunca votou no presidente Lula, tendo apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última eleição.

Vereadora Bruna Veras (PSC) adere para o grupo do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB)

Política em Sousa

O deputado falou sobre a adesão da vereadora Bruna Veras (PSC) ao projeto do prefeito Fábio Tayrone (Cidadania), mesmo sendo da oposição. “Bruna é uma vereadora madura, experiente, está no segundo mandato, tem autonomia do mandado dela e entendeu que esse é um momento de fazer essa repactuação na política de Sousa. Ela já foi aliada de Tyrone e está retornando agora a base, faz parte da política”, ressaltou o parlamentar.

Ele disse que a decisão da vereadora foi tomada de forma pessoal, mas que foi a decisão certa. “Ela fez uma avaliação e a melhor maneira dela ampliar o trabalho, junto ao povo de Sousa, é dentro da base aliada do prefeito Fábio Tyrone”, explicou. Luciano disse ainda que está à disposição para ser a ‘voz’ de Sousa na Assembleia Legislativa da Paraíba, além de Cajazeiras e todo o Sertão.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: