header top bar

section content

VÍDEO: Advogado explica possibilidade de Bolsonaro se tornar inelegível após julgamento do TSE

O jurista explicou que está marcado para próxima quinta-feira (22) o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que poderá tornar o ex-presidente inelegível por oito anos

Por Luiz Adriano

15/06/2023 às 17h43 • atualizado em 15/06/2023 às 17h51

Na coluna Direto ao Ponto desta quinta-feira (15), o advogado Claudenilo Pereira comentou sobre os processos que podem tirar o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) do páreo nas próximas eleições.

O jurista explicou que está marcada para ser julgada na próxima semana no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ação que poderá tornar o ex-presidente inelegível por oito anos.

A ação foi impetrada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), a qual visa apurar a prática do abuso de poder político nas eleições de 2022 efetuada pelo então presidente Jair Bolosonaro.

A acusação alega que o ex-gestor nacional teria aproveitado de sua posição como líder de estado, e convocado uma reunião em julho do ano passado, com embaixadores de outros países e na oportunidade, demonstrado abuso do poder político ao fazer ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

Claudenilo explicou que a punição de abuso de poder político é a inelegibilidade pelo período de oito anos, fato que se for comprovado na sessão do TSE na próxima semana, Bolsonaro ficará impedido de concorrer nas eleições 2026.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: