header top bar

section content

VÍDEO: “Só tem pilantras”, diz Marcelo Queiroga ao criticar omissão do Governo Lula sobre vacina da dengue

"Enquanto isso o povo vai morrendo de dengue", criticou o ex-ministro da saúde ao relatar que o secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Carlos Gadelha, disse que a vacina vai ser incorporada só em dezembro de 2024, quando o Butantan estiver produzindo

Por Luiz Adriano

21/12/2023 às 18h13

Durante entrevista de fim de ano na TV Diário do Sertão, gravada no dia 03 de novembro deste ano, o médico cardiologista e ex-ministro da saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, criticou duramente a forma como o atual governo agiu em relação à vacina da dengue.

“Esses pilantras que estão ai no governo atual, só tem pilantras. Veja o caso da vacina da dengue, uma vacina testada. Esse ano de 2023 nós temos mais de 1,3 milhão de casos de dengue no Brasil, mais de 700 óbitos por dengue, mais de 15 mil casos graves e uma vacina testada aprovada pela Anvisa com recomendação da OMS, e o Ministério da Saúde não quis nem saber”, disse Marcelo Queiroga.

Ele contou que fez uma postagem em seu Instagram relatando o então descaso citado com relação à referida vacina e aos dados da doença no Brasil, e foi notificado por um projeto da mídia que analisa os tipos de postagens nas redes sociais, buscando se tais compartilhamentos são verídicos ou não. “Foram lá avaliar meu poster, sabe o que aconteceu? Quebraram a cara”, criticou.

O ex-ministro disse que quer distância do atual governo e lembrou que no último mês de julho, o secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Carlos Gadelha, disse que a vacina vai ser incorporada em dezembro de 2024 quando o Butantan estiver produzindo. “Enquanto isso o povo vai morrendo de dengue. Eu não sou petista, longe dessa gente”, falou com veemência.

Marcelo Queiroga abriu a série de entrevistas especiais de fim de ano realizadas pela TV Diário do Sertão. Ele falou sobre vários assuntos, entre eles: a sua atuação diante da pandemia da covid-19, a escolha do seu nome para ministro, bastidores do governo Bolsonaro, eleições 2024 em João Pessoa, entre vários outros temas polêmicos.

SOBRE A VACINANesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina da dengue Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS). O novo imunizante deve começar em fevereiro de 2024.

“Incorporamos a vacina da dengue ao #SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela”, escreveu a ministra Nísia Trindade no X, antigo Twitter.

O registro da Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.

Veja a entrevista completa abaixo:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: