header top bar

section content

VÍDEO: Deputado paraibano afirma que ministros do STF “mudam a regra do jogo” para “perseguir” Bolsonaro

Cabo Gilberto, do PL, nega que exista uma minuta de golpe de estado e afirma que "se a Legislação brasileira estiver sendo respeitada", não há motivo para temer a prisão do ex-presidente

Por Luis Fernando Mifô

26/02/2024 às 19h42 • atualizado em 26/02/2024 às 19h51

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), que esteve no ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, criticou “alguns ministros do STF” que, segundo ele, estão atacando a democracia e perseguindo a oposição. Cabo Gilberto chamou de “ditadura da toga” a atuação do Supremo Tribunal Federal nos processos contra Bolsonaro. “Estão utilizando o aparato estatal para perseguir a oposição, e nós estamos falando com provas, com fatos, não com narrativas”, disse o parlamentar.

Cabo Gilberto esteve em cima do trio elétrico onde Bolsonaro discursou neste domingo, na Avenida Paulista. O deputado nega que exista uma minuta de golpe de estado (um dos elementos utilizados pela Polícia Federal nas investigações) e afirma que se a Legislação brasileira estiver sendo respeitada, não há motivo para temer a prisão do ex-presidente.

“Se o devido processo legal estiver sendo respeitado, se o ordenamento jurídico brasileiro estiver sendo respeitado, se a Legislação brasileira estiver sendo respeitada, a gente não tem nenhum receio, porque o presidente não cometeu nenhum ato ilegal. ‘Minuta de golpe’. Mentira! Não tem minuta de golpe nenhuma. Se o presidente fosse usar o artigo 142 – está na Constituição -, ele teria que ouvir o Congresso Nacional primeiro. Se fosse usar o artigo 136, 137, está na Constituição. Então, isso são narrativas que eles criam.”

Cabo Gilberto e Bolsonaro na Av. Paulista (Crédito: Redes Sociais/Cabo Gilberto)

O parlamentar acusa ministros do STF de estarem agindo politicamente quando, segundo ele, mudam “a regra do jogo durante a partida”.

“Quem está atacando a democracia são alguns ministros do STF quando mudam a regra do jogo durante a partida, quando descondenaram Lula, que foi condenado em três instâncias [na verdade, foram duas]; quando persegue e não teve paridadade de ‘armas’ com os dois candidatos [Lula e Bolsonaro]. Isso aí que é golpe. Quando você rasga o artigo 5º, quando você rasga o artigo 53, quando você rasga o artigo 84 da Constituição com relação a induto, que o presidente deu a Daniel [Silveira, ex-deputado que foi preso] e eles rasgaram. Nunca nenhum induto foi declarado inconstitucional, só o do presidente Bolsonaro”, disse Cabo Gilberto.

“Amanhã a Polícia Federal pode estar na minha porta. Por que roubei? Por que sou corrupto? Não. Porque estou falando o que penso, com base no artigo 53”, acrescentou.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: