header top bar

section content

VÍDEO: Antônio Fernandes fala da sensação de receber bênção do Papa: “Das mais marcantes da minha vida”

Reitor da UFCG se encontrou com Papa Francisco no Vaticano durante reunião do pontífice com reitores e reitoras de universidades da América Latina e do Caribe

Por Jocivan Pinheiro

26/09/2023 às 17h07 • atualizado em 26/09/2023 às 17h09

O encontro com o Papa Francisco no Vaticano ficará registrado como um dos momentos mais marcantes da vida do professor Antônio Fernandes, reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele próprio ressaltou isso no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão.

“Como católico que sou, para mim foi uma experiência das mais marcantes da minha vida, tenho certeza que a mais marcante da minha vida, estar diante do Papa Francisco, frente a frente, na mesma sala, depois tocá-lo, cumprimentá-lo, pedir a sua bênção sobre a nossa instituição, sobre todos nós, sobre o nosso estado, sobre as nossas funções, as nossas atividades. E receber dele esta bênção foi para mim o momento mais marcante dessa missão acadêmica que tivemos na Itália”, afirma o reitor.

Antônio Fernandes se encontrou com o Papa Francisco durante reunião do pontífice com reitores e reitoras de universidades da América Latina e do Caribe. Na ocasião, ele cumprimentou o Papa e entregou um presente.

“Esse evento se configurou como uma grande oportunidade de partilha de conhecimentos em uma plataforma dialógica de importância global. O convite para a UFCG integrar esse encontro ressalta o reconhecimento das nossas iniciativas, dos nossos esforços em direção ao cuidado ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável”, destaca o reitor.

A finalidade do encontro foi discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, ações para reduzir as desigualdades, projetos sociais e protagonismo dos jovens e da educação para transformações no mundo.

“Esse evento nos ofereceu um ambiente propício para troca de conhecimentos, de colaborações interinstitucionais; nos propiciou uma abertura para acordos de cooperação entre universidades que estavam participando e também universidades italianas das quais fechamos parcerias bilaterais”, acrescenta Fernandes.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: