header top bar

section content

VÍDEO: Palavra de Vida com pastor Samuel Silva apresenta as 4 dimensões comportamentais do DISC; entenda

Para implementar os ensinamentos, o pastor Samuel recebeu a treinadora comportamental, Alessandra Rufino. Ambos bateram um papo e trataram sobre o tema com muita propriedade

Por Luiz Adriano

18/01/2024 às 18h21 • atualizado em 18/01/2024 às 18h22

Foi ao ar na TV Diário do Sertão mais uma edição do programa Palavra de Vida com o pastor Samuel Silva. Após quatro mensagens profundas com o título “Começos e Recomeços”, desta vez o sacerdote enfatizou as quatro dimensões comportamentais que são avaliadas por meio do DISC. Segundo o pastor, elas correspondem ao modo de agir e reagir das pessoas, seja na vida profissional ou pessoal.

Para implementar o programa, o pastor Samuel recebeu a treinadora comportamental, Alessandra Rufino. Ambos bateram um papo e trataram sobre o tema com muita propriedade.

“Quando reconhecemos esses perfis, em nós mesmos e naqueles que convivem e interagem conosco (seja em família, trabalho ou comunidade), somos capazes de elaborar um ‘mapa’ de como devemos agir com todos de maneira assertiva, para assim obtermos os melhores resultados possíveis nos nossos relacionamentos”, relatou o pastor.

Conforme o ensino, os grandes quatro perfis que podem ser reconhecidos são:
Dominância (D) face a problemas e desafios;
Influência (I) em relação a outros;
Estabilidade (S) frente a mudanças e seu ritmo;
Conformidade (C) quanto a regras e procedimentos estabelecidos por outros.

Segue abaixo a explicação do DISC, conforme ensinamentos do pastor e da entrevistada:

DOMINÂNCIA (D)

De acordo com o ensinamento, pessoas com alta pontuação no fator “D” são caracterizadas como muito ativas ao lidar com problemas e desafios. “Elas são até mesmo descritas como egocêntricas, diretas, ousadas, dominadoras, exigentes, enérgicas e determinadas, porém, aquelas com baixa pontuação no perfil “D” são pessoas mais moderadas e conservadoras. Elas são descritas como realistas, conservadoras, pacíficas, precavidas e modestas”.

INFLUÊNCIA (I)

Pessoas com altos escores em “I” gostam de influenciar os outros por meio de conversas e atividades, elas tendem a ser emocionais. São descritas como entusiastas, persuasivas, convincentes, amistosas, comunicativas, confiantes e otimistas.

Já aqueles com baixos escores de “I” influenciam mais por dados e fatos, e não com sentimentos. Por isso eles são descritos como reflexivos, seletivos, factuais, recatados, desconfiados e até mesmo pessimistas.

Imagem ilustrativa sobre o comportamento com base no DISC – reprodução/internet

ESTABILIDADE (S)

Pessoas com altos escores em “S” apreciam um ritmo constante, segurança e não gostam de mudanças súbitas. São indivíduos descritos como pacientes, confiáveis, calmos, leais, persistentes, gentis e previsíveis.

Já os seus opostos, aqueles com baixos escores em “S” estão relacionados ao gosto por mudança e variedade. Assim, esses indivíduos são descritos como móveis, alertas, inquietos, impetuosos, espontâneos, impacientes e até mesmo impulsivos.

CONFORMIDADE (C)

Pessoas com perfil marcado como “C” valorizam a adesão a regras, regulamentos e estruturas. Ou seja, são disciplinadas, cautelosas, sistemáticas, precisas, analíticas, perfeccionistas e lógicas, por isso gostam de atuar com qualidade e fazer certo desde a primeira vez.

Os opostos, identificados pelo baixo escores em “C” tendem a desafiar regras e buscam independência, se apresentando como independentes, obstinados, voluntariosos, teimosos, rebeldes, arbitrários e indiferentes a detalhes.

FACA O TESTE PELO LINK ABAIXO

https://www.mrcoach.com.br/teste-perfil-comportamental-disc.php

As devolutivas serão feitas nas próximas quintas feiras na Tv Diário do sertão as 16h. Caso perca o programa Palavra da Vida, o telenauta pode ouvir as devolutivas no canal do pastor Samuel Silva, no youtube. Segue o link abaixo para se inscrever:

https://www.youtube.com/channel/UCdPuNvJsDAeCyaTogrSVETg

A ENTREVISTADA

Alessandra Rufino é treinadora comportamental, Master Coach, mentora e palestrante. Graduada em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing com menção honrosa em apresentação e plano de comunicação, pela universidade Anhembi Morumbi. Formação internacional CAC – Center For Advanced Coaching, Abracoaching, Net Profit e Trainer graduada pela Dale Carnegie – Nova York, EUA.

Acompanhe o programa Palavra de Vida com o pastor Samuel Silva todas as quintas-feiras das 16h às 16h50 na TV Diário do Sertão.

Banner de divulgação da edição desta quinta-feira (18) do Programa Palavra de Vida

PASTOR SAMUEL SILVA

O pastor Samuel Silva é nascido no Rio Grande do Norte, casado com a irmã Suely e tem dois filhos: Samuel Wesley e Joseph.

É Graduado em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (ES) e pela Escola Antioquia-Vale da Benção (SP); Pós-Graduado em Liderança Missional pela Saint John University (Reino Unido) e Mestre em História pela Faculdade Teológica Batista São Paulo.

Sua atuação é centrada em mobilização missionária há mais de duas décadas.

Durante dez anos residiu na Inglaterra, quando conviveu com pessoas de fé islâmica. Essa experiência o direcionou a se aprofundar no estudo comparado da religião islâmica, suas crenças e práticas.

Atualmente trabalha em São Paulo, na Igreja Batista do Povo, com mobilização missionária e plantação de igrejas no Sertão do Brasil.

SIGA O PASTOR NAS REDES SOCIAIS

Sitehttps://samuelsilva.com.br/
Instagramhttps://instagram.com/prsamuelsilva_?utm_source=qr
Facebookhttps://www.facebook.com/aosolhosdoisla?mibextid=LQQJ4d

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: