header top bar

section content

VÍDEO: Censo 2022 do IBGE aponta que o Brasil tem mais templos religiosos do que hospitais e escolas juntos

Pela primeira vez, o IBGE divulga as coordenadas geográficas de todas as espécies de endereços do país, coletadas durante o Censo 2022 e detalhadas por municípios

Por Portal Diário com Agência IBGE

02/02/2024 às 17h31 • atualizado em 02/02/2024 às 17h36

Pela primeira vez, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou as coordenadas geográficas de todas as espécies de endereços do país, coletadas durante o Censo 2022 e detalhadas por municípios. Com essas coordenadas, órgãos governamentais podem contabilizar com precisão os domicílios expostos a riscos de enchentes e deslizamentos, por exemplo. As empresas, por sua vez, podem refinar suas estratégias comerciais.

O Censo 2022 registrou 111,1 milhões de coordenadas, que localizam várias espécies de endereços, das quais 81,5% (ou 90,6 milhões) são domicílios particulares e 0,1% (ou 104,5 mil) são domicílios coletivos.

Um dado que chama atenção é o número de estabelecimentos religiosos maior do que a quantidade de estabelecimentos de ensino e de saúde juntos. Segundo  a coleta das coordenadas, são 579,8 mil estabelecimentos religiosos, 264,4 mil estabelecimentos de ensino e 247,5 mil estabelecimentos de saúde.

A partir de hoje, os microdados estão à disposição da sociedade para aplicação em diversas situações, como, por exemplo, a localização de endereços em áreas de risco, no caso de enchentes, deslizamentos e queimadas. Outro uso possível é localizar endereços em zonas de planejamento da administração pública, em unidades de conservação ambiental e em áreas de atuação de um determinado empreendimento.

As coordenadas podem ser consultadas por espécie de endereço. Com a latitude, a longitude e o código da espécie, o usuário pode saber se aquele ponto representado é um domicílio particular ou coletivo, se é um estabelecimento agropecuário, de saúde, de ensino ou religioso.

As coordenadas geográficas dos endereços foram coletadas por mais de 180 mil recenseadores que trabalharam no Censo Demográfico 2022, por meio de dispositivos móveis de coleta (DMC). Nas divulgações, os dados são relacionados apenas aos endereços, respeitando o sigilo estatístico. Na próxima divulgação do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), prevista ainda para este ano, haverá a inclusão de outros dados, como o endereço completo, com logradouro, número, complemento, localidade e CEP.

O Censo Demográfico é a mais completa operação estatística realizada no país, indo a todos os domicílios dos 5.570 municípios brasileiros e coletando as coordenadas geográficas das espécies de endereços visitadas pelos recenseadores. Os dados podem ser visualizados na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e no panorama do Censo 2022.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: