header top bar

section content

VÍDEO: Com apenas seis meses na direção do Hospital Edson Ramalho, sousense destaca avanços da sua gestão

Cirurgião geral e oncologista, o médico Cícero Ludgero falou sobre a importância de ter um sertanejo no comando de um dos principais hospitais públicos da Paraíba

Por Jocivan Pinheiro

04/12/2023 às 15h51 • atualizado em 04/12/2023 às 15h54

Seis meses depois de ser nomeado diretor do Hospital do Servidor General Edson Ramalho, em João Pessoa, o médico Cícero Ludgero, natural da cidade de Sousa, no Sertão do estado, já pode destacar avanços da sua gestão, como, por exemplo, triplicar o número de cirurgias.

“Talvez pela experiência que eu tive no Opera Paraíba e no Opera João Pessoa, onde aqui fui coordenador, conseguimos triplicar o número de cirurgias, zeramos a fila das vasectomias, temos um radiologista 24 horas presente no hospital. Para as gestantes, nós temos médicos especialistas na medicina fetal para fazer os exames de imagem nessas pacientes”, disse.

Embora atenda a população da grande João Pessoa, o Hospital Edson Ramalho também pode ser referenciado para pacientes de outras regiões do estado, desde que haja leito vago e se enquadre no perfil do caso. O hospital possui 216 leitos e recentemente abriu enfermarias para cirurgia vascular e para urologia. A UTI conta com 8 leitos, mas, segundo Cícero Ludgero, o Governo do Estado pretende ampliar para 20 e também abrir uma UTI obstetra.

“A partir do momento que outros hospitais não conseguem, por superlotação, atender aquele paciente, se nós tivermos a vaga, se for perfil do hospital, o Edson Ramalho vai receber paciente de toda a Paraíba”, ressalta o diretor.

Hospital do Servidor General Edson Ramalho, em João Pessoa (Foto: Divulgação)

Cícero Ludgero é cirurgião geral e oncologista, formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com Residência Médica em Cirurgia Geral pela UFCG e Cirurgia Oncológica pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió, em Alagoas. É também professor do curso de Medicina da UFCG e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.

Ao falar sobre a importância de ter um sertanejo no comando de um dos principais hospitais públicos da Paraíba, Ludgero recordou a influência do médico e ex-prefeito de Sousa, Marizinho Abrantes, na sua carreira. “Hoje, ser diretor de um hospital na grande João Pessoa, eu fico muito feliz e sempre lembro desse colega que me ensinou bastante”, disse.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: