header top bar

section content

VÍDEO: Dores nas articulações por tempo mais prolongado diferencia chikungunya da dengue, explica médico

Frederico Clemente fala sobre o elevado número de casos de dengue no Brasil e explica quais os cuidados que devem ser tomados nesta época do ano

Por Priscila Tavares

01/03/2024 às 18h36

Em entrevista ao programa Nossa Gente, na TV Diário do Sertão, o médico Frederico Clemente, do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, na capital João Pessoa, falou sobre o elevado número de casos de dengue no Brasil, que em 2024 já chega a quase um milhão.

Transmitidas pelo mesmo mosquito (Aedes aegypti), dengue, zica e chikungunya também têm em comum o fato de serem ‘doenças sazonais’, explica o médico.

“São situações diferentes. O que a gente percebe é que são doenças que a gente chama de sazonais. Há um período onde algumas doenças aparecem mais do que outras.”

Ele explica que as dores nas articulações por um longo período é um dos sintomas que diferencia a chikungunya das outras duas.

“A chikungunya tem uma característica por o paciente desenvolver muitas dores nas articulações e ela perdura por um tempo. Então, a gente quando está acometido com a chikungunya, ainda existe um período maior onde os sinais e sintomas permanecem por um tempo, principalmente as questões articulares”, ressaltou o profissional.

Frederico Clemente destaca ainda a importância da prevenção e cuidados que devem ser tomados para evitar essas doenças.

“Cuidado principalmente com crianças e idosos. Mas, como a gente está vendo, a dengue pega todo mundo. Então, cuidado com água parada, procure se hidratar bastante e, se possível, sempre andar com repelente. Existe também a vacina, as pessoas que estão na idade podem se vacinar, seria extremamente importante que as pessoas se vacinem”, pontuou.

Assista a entrevista completa com o médico Frederico Clemente:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: