header top bar

section content

VÍDEO: Médico explica que SUS é do povo e que escolha de governantes é fundamental para êxito do Sistema

O médico ressaltou que como donos do Sistema, o povo precisa saber escolher seus representantes. Ele pontua que cabe aos grandes líderes, sejam eles prefeitos, governadores ou presidente, escolher seus liderados, que por sua vez, administrarão aquilo que é da população

Por Luiz Adriano

09/04/2024 às 20h06 • atualizado em 09/04/2024 às 20h15

O Dr. Saulo Viana entrevistou seu colega de profissão, Felipe Gurgel, que é clínico geral, no Quadro Diário Saúde, no Programa Olho Vivo desta terça-feira (09).

Dr. Felipe Gurgel, que além de médico é também consultor financeiro, discorreu sobre o funcionamento do SUS, explicou como se deu a decadência financeira na pandemia, falou a respeito da falta de estrutura física na medicina do interior do estado, além de outros tópicos importantes.

O médico que é profissional tanto de saúde como de economia, disse que não tem como se falar de uma sem mencionar a outra. Ele pontua que saúde precisa de meios, de estrutura como: hospitais, ambulâncias, sistemas de resgate, “tudo isso custa dinheiro. É dever do estado, mas custa muito dinheiro”, explicou.

O profissional reforça que para manter o SUS é preciso de “muito dinheiro”. Ele ressaltou que o dono do Sistema é o povo, portanto, segundo ele, pesa sobre a própria população o dever de zelar pelo SUS.

“O SUS é caríssimo, custa muito dinheiro, um dinheiro muito bem empregado que a gente como população vamos continuar empregando, porém todo dinheiro tem que ser empregado com inteligência”, destacou.

Dr. Felipe Gurgel falou que “o SUS precisa ser organizado financeiramente com inteligência, só que a inteligência tem que vir do dono, porque o dono é aquele que tem o dever e o direito, porque a empresa é dele, quem é o dono do SUS? Todos nós, o estado é o administrador”, detalhou.

Dr. Felipe Gurgel – Foto: TV Diário do Sertão

RESPONSABILIDADE NO VOTO

O médico ressaltou que como donos do Sistema, o povo precisa saber escolher seus representantes. Ele pontua que cabe aos grandes líderes, sejam eles prefeitos, governadores ou presidente, escolher seus liderados, que por sua vez, administrarão aquilo que é da população.

“Quando você escolhe bem uma pessoa que vai cuidar do Sistema, um administrador, por exemplo: um prefeito, um governador, um presidente, eles são os grandes mandatários do Sistema, eles serão eleitos pelo voto popular e vão colocar os secretários e os ministros. Quando você escolhe bem uma pessoa dessa, você já sabe que ela vai escolher bem os administradores do Sistema. Defina bem pessoas preparadas, éticas e justas e essas pessoas vão tomar conta do Sistema como que fosse deles”, disse Dr. Felipe Gurgel.

Dr. Felipe Gurgel é médico especialista em Clínica Médica, professor de Medicina e entusiasta da saúde Integral do ser humano, física, mental e social. Saiba mais sobre o profissional em: @felipegurgelmed.

Doutores Saulo Viana e Felipe Gurgel – Foto: TV Diário do Sertão

Mais um registro da entrevista – Foto: TV Diário do Sertão

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: