header top bar

section content

São Paulo vacina contra HPV e Hepatite A pessoas que usam PrEP

Profilaxia reduz risco de contrair ISTs e Aids

Por Agência Brasil

14/05/2025 às 13h51 • atualizado em 14/05/2025 às 13h52

Foto: Reprodução / Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo promove nesta quarta-feira (14) e nesta quinta-feira (15), na estação República (Linha 3-Vermelha do Metrô), vacinação gratuita contra HPV e a hepatite A para pessoas em uso da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP).

PrEP significa profilaxia pré-exposição ao HIV.

Trata-se de uma estratégia de prevenção que consiste no uso de medicamento anti-HIV de forma programada para evitar contaminação pela doença.

“Levar a vacinação para um espaço de grande circulação é uma forma de facilitar o acesso e integrar a prevenção ao cotidiano das pessoas. A saúde precisa estar onde as pessoas estão, especialmente quando falamos de populações prioritárias, como os usuários da PrEP”, disse a coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – IST/Aids de São Paulo, Cristina Abbate.

Para receber a imunização, é necessário ser usuário da PrEP, que é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

A PrEP impede a infecção pelo HIV mesmo em caso de contato com o vírus.

A PrEP, além de reduzir o risco de contrair ISTs e Aids, é parte de uma ampla estratégia de prevenção combinada, que inclui ações como testagem regular e vacinação.

A cidade de São Paulo conta atualmente com cerca de 64 mil pessoas cadastradas para o uso da profilaxia.

Essas medidas têm refletido em avanços na saúde pública.

Apesar dos casos de contaminação por HIV terem aumentado nos últimos anos, o nível de mortalidade caiu.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, em 2023 houve 3,9 óbitos por 100 mil habitantes, a menor taxa desde 2013.

A hepatite A é contraída predominantemente por via fecal-oral, podendo acontecer através da ingestão de água ou alimentos contaminados, ou ainda por meio de práticas sexuais que envolvem contato entre a boca e a região anal.

Já o HPV (papilomavírus humano) é um vírus transmissível principalmente por contato sexual, que pode causar verrugas genitais e está associado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis e orofaringe.

A iniciativa desta quarta-feira (14) e desta quinta-feira (15) é realizada pelas coordenadorias de IST/Aids e de Vigilância em Saúde, das 16h às 22h ao lado da Estação Prevenção – Jorge Beloqui.

Recomendado pelo Google: