header top bar

section content

VÍDEO: 16% das crianças e adolescentes no Brasil dizem que já receberam conteúdo sexual na internet

Levantamento foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que desde 2012 faz uma análise sobre o uso de internet no país todo ano

Por Portal Diário

25/10/2023 às 18h05 • atualizado em 25/10/2023 às 18h08

Um estudo revelou que 16% das crianças e adolescentes brasileiras de 11 a 17 anos disseram já ter recebido mensagens com conteúdo sexual na internet. A informação é da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023 divulgada nessa quarta-feira (25).

O levantamento foi realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que desde 2012 faz uma análise sobre o uso de internet no país todo ano. O Cetic.br entrevistou presencialmente 2.704 crianças e adolescentes ao lado de seus pais ou responsáveis, entre março e julho de 2023.

Ainda sobre o tema envolvendo conteúdo sexual na internet, a pesquisa apontou que o percentual de pessoas que disseram ter recebido conteúdo sexual on-line foi maior entre adolescentes de 15 a 17 anos (27%), que são os usuários mais assíduos de internet, de acordo com Luísa Adib, coordenadora do estudo.

9% das crianças e adolescentes de 11 a 17 anos afirmaram que outras pessoas já pediram na internet uma foto ou vídeo em que elas aparecessem sem roupa; 5% disseram que outras pessoas já pediram para elas falarem sobre sexo no ambiente on-line; 9% dos usuários de 9 a 17 anos alegaram que viram fotos ou vídeos de conteúdo sexual na internet nos últimos 12 meses. Sobre o meio em que viram essas imagens, 26% alegaram que foi nas redes sociais; 9% em sites de vídeos; e 5% em sites de jogos.

Por outro lado, a coordenadora do estudo ressalta que 37% dos usuários de 11 a 17 anos dizem ter visto informações sobre sexualidade, como saúde sexual ou educação sexual on-line.

Pela primeira vez, o Cetic.br incluiu o YouTube ao perguntar as plataformas digitais mais usadas. O TIC Kids Online Brasil revelou que o acesso ao YouTube predomina entre aqueles com 9 a 12 anos de idade. Mas o Instagram ainda é a principal rede social usada por crianças e adolescentes.

Na edição 2022 dessa mesma pesquisa, o TikTok era apontado como a principal mídia social utilizada por crianças e adolescentes no país. O Instagram e o Facebook apareciam logo em seguida. Nesse ano, a TIC Kids também mostrou que 88% das crianças e adolescentes com internet no Brasil afirmaram ter perfil nas redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, X, WhatsApp e Snapchat).

Acesso cada vez mais cedo

A pesquisa mostrou também que uma proporção maior das crianças acessou as redes sociais pela primeira vez até seis anos de idade e que a busca por informações relacionadas à saúde e ao bem-estar cresceu.

24% dos entrevistados relataram ter começado a se conectar à rede na primeira infância, ou seja, até os seis anos de vida. A título de comparação, na edição de 2015, essa proporção era de 11%.

Conduzida desde 2012 pelo Cetic.br, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a pesquisa TIC Kids Online Brasil apresenta as tendências quanto ao acesso e ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) pela população brasileira com idade entre 9 e 17 anos. A edição de 2023 foi lançada durante o 8º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, realizado pelo NIC.br e CGI.br.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: