header top bar

section content

VÍDEO: Fernando Figueiredo destaca avanços na construção civil com tecnologia cada vez mais aplicada

Em sua coluna Diário de Obras, o engenheiro destacou, como exemplo, o uso crescente da metodologia BIM e criticou a visão ultrapassada sobre o setor

Por Fernando Alencar

06/05/2025 às 19h59 • atualizado em 06/05/2025 às 20h12

O engenheiro civil Fernando Figueiredo, na sua coluna Diário de Obras, no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, abordou a presença cada vez mais concreta da tecnologia no setor da construção civil. Segundo ele, apesar da percepção comum de que o setor ainda é marcado por práticas tradicionais, o avanço tecnológico já é uma realidade e não mais apenas uma promessa de futuro.

“Onde é que a tecnologia chega nas construções? E esse é um ponto que eu bato bastante, tanto quanto profissional, quanto como professor, porque demora muito pra gente ter aquela percepção real de como é que a construção civil está”, disse Figueiredo, ao destacar o atraso na assimilação social e profissional dessas mudanças.

Ele afirma que o mercado ainda lida com uma imagem ultrapassada do setor, mas enfatiza que há uma transformação em curso, impulsionada por inovações constantes. “Na cabeça de muita gente nós ainda usamos aquelas construções de décadas atrás, só que todos os dias uma nova empresa cria um produto que ele moderniza a construção civil e até esse produto tomar dinâmica, cair no cotidiano, gera um tempo, mas, a tecnologia já chegou”, reforçou.

Entre os principais avanços destacados por Fernando, está o uso da tecnologia BIM (Building Information Modeling), que, embora já exista há décadas, só recentemente começou a ser mais difundida no Brasil, especialmente em obras públicas. “Quem for da construção civil ao ouvir essa palavra que é a metodologia bim, sabe do que eu estou falando e o quanto ela é inovadora”, disse.

Figueiredo também alertou para uma visão equivocada que muitas vezes acompanha o debate sobre tecnologia no setor. “Quando vem esse tema na nossa mente, a gente vê aquelas propagandas que passam na TV, que é impressora 3D, fazendo prédios em dias, em horas, mas, não é bem por aí, quando a gente fala em tecnologia, é justamente a incorporação de métodos construtivos tecnológicos, que fazem com que a construção civil ela seja adequada aos dias atuais”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: