header top bar

section content

Conselheiro Federal alerta a população sobre o “Dia Nacional do Combate a Asma.”

25 em cada 100 pessoas têm asma no Brasil, que normalmente se inicia na infância, mas pode ocorrer também mais tardio

Por Campelo Sousa

21/06/2018 às 10h56 • atualizado em 21/06/2018 às 21h32

Dr Ronaldo Beserra (Foto: Charley Garrido)

O dia 21 de junho é denominado como Dia Nacional do Controle da Asma.

O Conselheiro Federal, Dr Ronaldo Beserra falou que essa data tem como iniciativa alertar e conscientizar a população sobre a importância do combate à asma.

A Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, uma doença sem cura, que pode ter crises leves, moderadas e graves de falta de fluxo de ar para o pulmão. Há quatro graus da doença, onde o 4º é o considerado mais grave.

Segundo a Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo (ABRA/SP), 25 em cada 100 pessoas têm asma no Brasil, que normalmente se inicia na infância, mas pode ocorrer também mais tardio.

A doença que tem em seu bojo características genéticas, onde os casos de alergias na família tem uma predisposição genética para desenvolver quadros alérgicos, onde o relacionado ao pulmão é a asma. As alergias respiratórias são a causa mais frequente das crises asmáticas. Cerca de 90% das manifestações alérgicas são causadas por hipersensibilidade a poeira e ácaros, pelos de animais, restos de insetos, mofos, e pode se manifestar por causa de gripes e resfriados, fumaças que irritem as vias aéreas, mudanças do tempo, exercícios físicos e fatores emocionais.

21 de junho, dia Nacional de Controle da Asma

“O controle da asma é conscientizar o paciente e os que vivem ao seu redor para que reconheçam a doença, e tenham os medicamentos sob controle. Não podemos subestimar a asma, ela é uma doença séria que pode levar a morte,” disse Dr Ronaldo Beserra.

De acordo com a Iniciativa Global Contra a Asma – Gina, 3 brasileiros morrem por dia devido à asma, mas com tratamento correto os pacientes podem desfrutar de uma vida bem perto da normalidade, explica a Médica e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Asmáticos – SP, Dra. Zuleid Dantas Linhares Mattar.

Dr. Ronaldo destacou ainda: “os profissionais da enfermagem paraibana estão presentes na atenção primária, em hospitais, nas UPA e nos Serviços de Atendimento Móveis de Urgências (SAMU), prontos e habilitados para atender qualquer cidadão que necessite desses servicos”, afirmou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: