header top bar

section content

VÍDEO: João Azevêdo diz que investe na educação como um sistema e destaca ações em todos os municípios

O governador entregou cartões do programa Passe Livre Estudantil a estudantes da Rede Estadual de Ensino que passam a ter passagens gratuitas nos transportes públicos em cinco cidades

Por Luis Fernando Mifô

07/05/2025 às 16h51 • atualizado em 07/05/2025 às 19h43

Com o objetivo de combater a evasão escolar, o governador João Azevêdo (PSB) entregou, nesta quarta-feira (7), cartões do programa Passe Livre Estudantil a estudantes da Rede Estadual de Ensino que passam a ter passagens gratuitas nos transportes públicos. A medida contempla alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio residentes nos municípios de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Campina Grande. A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Ensino da Polícia Militar, em João Pessoa.

Ao falar com a imprensa, João Azevêdo destacou também os investimentos do Estado com transporte escolar em todos os demais municípios. Segundo ele, mais de 660 ônibus já foram entregues para proporcionar uma rede cada vez mais segura.

Com quase R$ 90 milhões em investimentos, o Programa Passe Livre Estudantil, por sua vez, tem o objetivo de reduzir a evasão escolar provocada por condições de vulnerabilidade social nas cinco cidades que têm rede de transporte coletivo.

“A gente fica feliz de poder oferecer essa condição. E agora eu acho que a gente traz o coroamento desse programa de transporte, que é exatamente o Programa Passe Livre, que vai permitir que os alunos recebam 44 passagens. Mas tem que ter um vínculo, evidentemente, a exigência da frequência, porque nós queremos com isso reduzir a evasão escolar”, disse o governador.

O cadastramento está sendo realizado normalmente no guichê do Sintur, localizado na Rodoviária de João Pessoa; e também no guichê do Sitrans, no Terminal de Integração de Campina Grande.

“Que bom que a Paraíba se preparou para realizar isso, que bom que a Paraíba fez seu dever de casa num ajuste fiscal extremamente correto e tem condições de investir cada vez mais. Então, esse é um momento de celebrar muito essa conquista que, na verdade, não é do governador, não é do secretário, é dos estudantes. Isso foi um pleito discutido várias vezes, e agora a gente está tendo esse prazer de realizar.”

João entregou cartões do programa Passe Livre Estudantil em João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-PB)

Educação como sistema integrado

João Azevêdo explicou que sua gestão pensa a educação como sistema integrado, investindo em todos os municípios, estruturando escolas, implantando programas de extensão (arte, cultura, esportes e tecnologia) e atuando fortemente na alfabetização de crianças de zero a 7 anos, além de realizar concursos públicos para o magistério estadual.

“Isso já tem promovido uma diferença muito grande no que a gente chama de proficiência de leitura, as crianças conseguindo ler verdadeiramente e interpretar texto e entender o que está lendo. Crescemos quase que 80% no ano passado, na avaliação de 2023; e na avaliação de 2024, com certeza, a gente ainda vai avançar muito mais”, projetou o gestor.

“Tudo isso é na direção de buscar aquilo que a gente mais quer, uma educação que seja cada vez melhor. A Paraíba já tem o segundo lugar no Brasil em termos de escolas de ensino médio com matrículas de ensino técnico; é terceiro lugar em escolas de tempo integral. Tudo isso é um esforço muito grande para que a gente possa ter um ensino de qualidade”, completou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: