header top bar

section content

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e ícone da esquerda latino-americana morre aos 89 anos em Montevidéu

Mujica foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015 e ficou conhecido mundialmente por seu estilo de vida simples e por suas políticas progressistas, como a legalização da maconha, a descriminalização do aborto e a aprovação do casamento igualitário

Por Luiz Adriano

13/05/2025 às 18h07

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai - Foto: divulgação

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu nesta terça-feira (13) aos 89 anos, em sua residência em Montevidéu. A notícia foi divulgada pelo atual presidente, Yamandú Orsi em suas redes sociais.

O político que era símbolo da esquerda latino-americana, estava em fase terminal de um câncer de esôfago diagnosticado em 2024. Em janeiro deste ano, ele havia declarado que o tumor se espalhou para o fígado e que não faria mais tratamentos, afirmando: “Estou morrendo. O guerreiro tem direito ao descanso” .

Mujica foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015 e ficou conhecido mundialmente por seu estilo de vida simples e por suas políticas progressistas, como a legalização da maconha, a descriminalização do aborto e a aprovação do casamento igualitário. Durante seu mandato, ele renunciou a parte de seu salário e viveu em uma pequena chácara nos arredores de Montevidéu, recusando os luxos do palácio presidencial.

Após deixar a presidência, Mujica manteve-se ativo na política e continuou a influenciar o debate público, recebendo líderes internacionais e concedendo entrevistas. Em dezembro de 2024, ele recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria do Brasil.

Nos últimos meses, Mujica expressou seu desejo de ser enterrado em seu jardim, ao lado de sua cadela Manuela, sob uma árvore que ele mesmo plantou. “Vou morrer aqui. Tem uma sequoia grande lá fora. Manuela está enterrada lá. Estou preenchendo a papelada para que eles possam me enterrar lá também”, disse ele.

O governo brasileiro lamentou sua morte, destacando Mujica como “grande amigo do Brasil”. O ex-presidente uruguaio deixa um legado de luta pela democracia, justiça social e direitos humanos, sendo lembrado como uma figura ícone da política latino-americana .

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: