header top bar

section content

VÍDEO: Com alto índice de acidentes, trânsito é um dos maiores problemas de saúde do Brasil, aponta médico

Saulo Viana chama atenção para as consequências que os acidentes de trânsito provocam no sistema de saúde brasileiro

Por Jocivan Pinheiro

07/11/2023 às 21h25 • atualizado em 07/11/2023 às 21h35

No Diário Saúde dessa semana, o médico anestesista Saulo Viana chama atenção para as consequências que os acidentes de trânsito provocam no sistema de saúde do Brasil. Só em 2022 foram gastos RS 12,22 bilhões como consequência de acidentes automobilísticos, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes.

“Estes recursos poderiam ser melhor utilizados em outros setores da saúde e até de outras áreas como educação e segurança pública, haja vista que a maior parte dos acidentes de trânsito é ocasionada por imprudência e inobservância das regras do código de trânsito, direção defensiva e estado de conservação dos veículos e das vias de rodagem”, aponta o médico.

Além das cifras que são gastas em decorrências dos acidentes, Saulo Viana também cita sua preocupação com o “custo social” desse problema.

“Imagine um jovem inválido para o resto de sua vida por um acidente ou incidente que poderia ter sido evitado se ele estivesse de capacete ou se não estivesse conduzindo o veículo sob efeito de bebida alcoólica, ou estivesse dentro dos limites de velocidade para a via. Enfim, se estivesse dentro das regras de direção defensiva ou, ainda, imagina a perda de um ente querido em momento de distração ou inobservância das leis do trânsito, um trauma para toda uma família pelo restante das vidas dos que ficam e a saudade de quem se vai.”

Mais detalhes sobre esse assunto também estão na coluna escrita de Saulo Viana no portal Diário do Sertão. Clique aqui e leia o texto.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: