header top bar

section content

VÍDEO: Médico sousense participa do maior evento de anestesiologia do Brasil e conversa com especialistas

A coluna Diário Saúde, do Diário do Sertão, ,marcou presença através do Dr. Saulo Viana, que conversou com alguns instrutores, organizadores e apoiadores dessa importante atividade

Por Jocivan Pinheiro

17/11/2023 às 20h09 • atualizado em 17/11/2023 às 20h11

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde é o bem-estar biológico, psicológico e social da pessoa. Existem vários fatores que podem tirar um ser humano desta condição, mas, sem dúvidas, a dor é uma das principais causas que levam ao desconforto e fazem o indivíduo perder sua condição de saúde plena, podendo levar, inclusive, à incapacidade quase total.

Geralmente a dor é consequência de alguma doença maior e sua primeira linha de tratamento é com medicamentos e orientações. Porém, existem algumas causas de dor de difícil tratamento que, mesmo após anos de cuidados, não aliviam. Podemos citar as dores de sequelas de acidentes automobilísticos, as dores do câncer terminal, síndromes dolorosas de origem neuronal, pacientes com queimaduras de segundo ou terceiro graus, entre outros.

Neste contexto foi realizado, no domingo (12), um curso para tratamento baseado em intervenção guiada por ultrassonografia e radioscopia em ambiente de centro cirúrgico, apoiado pela Unimed João Pessoa, como parte das atividades do 68º Congresso Brasileiro de Anestesiologia, maior evento da medicina em anestesiologia do Brasil, que ocorreu entre os dias 11 e 14 em João Pessoa. A coluna Diário Saúde, do Diário do Sertão, ,marcou presença através do Dr. Saulo Viana, que conversou com alguns instrutores, organizadores e apoiadores dessa importante atividade.

Curso para tratamento baseado em intervenção guiada por ultrassonografia e radioscopia em ambiente de centro cirúrgico, como parte das atividades do 68º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (Foto: Dr. Saulo Viana)

Dr. Gualter Ramalho, presidente da Unimed-JP, ressaltou a importância do curso para aprimoramento da assistência médica dos médicos anestesiologistas e extensão desses conhecimentos para o Sertão do estado através dos médicos sertanejos que estão participando. Ele também citou a importância do evento para aquecer a economia da cidade em virtude do grande fluxo de pessoas que vieram ao congresso.

Professor Gastón Topol, que veio da Argentina para palestrar, falou sobre a importância do diagnóstico correto das enfermidades que cursam com dor crônica e a partir daí a intervenção de forma eficaz. Também brincou com bom humor sobre as diferenças futebolísticas entre Brasil e Argentina.

Curso para tratamento baseado em intervenção guiada por ultrassonografia e radioscopia em ambiente de centro cirúrgico, como parte das atividades do 68º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (Foto: Dr. Saulo Viana)

O médico da cidade de Sousa e que também atua em Cajazeiras e região, Dr. José Benício, falou sobre a importância de levar esses novos conhecimentos para melhor atender os pacientes do Sertão e seu desejo de um dia poder levar essas novidades aos pacientes do SUS.

O médico veterano Dr. José Alcione, que atua nas cidades cearenses de Canindé e Quixadá, ressaltou a importância de estar sempre se aprimorando; e mesmo com 37 anos de profissão, ele ainda busca novos conhecimentos para melhor atender os pacientes.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: