header top bar

section content

VÍDEO: Cirurgião Vascular explica como funciona cirurgia de varizes a laser e destaca recuperação rápida

Na coluna Diário Saúde dessa semana, o médico Saulo Viana conversou com seu colega de profissão, o Dr. Getúlio Câmara que é cirurgião vascular e atua em João Pessoa

Por Luiz Adriano

14/12/2023 às 11h40 • atualizado em 14/12/2023 às 15h04

Na coluna Diário Saúde dessa semana, o médico Saulo Viana conversou com seu colega de profissão, o Dr. Getúlio Câmara que é cirurgião vascular e atua em João Pessoa.

Dr. Getúlio discorreu sobre o tema e deu explicações sobre o tratamento de varizes, que são as famosas veias dilatadas, as quais acometem frequentemente as pernas, trazendo a sensação de peso, queimação, cansaço e até mesmo ferimentos espontâneos, em virtude da dificuldade de retorno do sangue venoso pelas veias dos membros inferiores.

O profissional da saúde destacou que as varizes são condições bastante frequentes na população e acometem praticamente todas as faixas etárias a partir da idade adulta. Ele disse que a dilatação acontece devida à insuficiência do sistema vascular venoso em retornar o sangue da circulação dos membros inferiores, o que faz o sangue acumular em coluna e terminar por desabar essa coluna de sangue o que provoca o endurecimento das veias, que se mostram com cordões dilatados ou enovelados nas pernas.

Imagem ilustrativa

CAUSAS

Quanto às causas, o médico explicou que são multifatoriais com origem principalmente na hereditariedade, isto é, um fato genético. Outros pontos levados em consideração pelo cirurgião, diz respeito à obesidade, gestação e sedentarismo.

CIRURGIA/RECURSOS TECNOLÓGICOS

O tratamento das varizes, conforme o médico, é geralmente feito por meio cirúrgico. Ele explicou com detalhes a diferença entre a cirurgia tradicional que se faz com a retirada das veias com o paciente sob anestesia, e a inovação com o novo método que é menos invasivo, o qual é feito por meio de laser, onde as varises são literalmente queimadas por dentro.

“É uma cirurgia feita que a gente chama minimamente invasiva, ao invés da gente fazer uns cortes grandes para remoção dessas varizes, hoje em dia a gente passa uma fibra de lazer dentro dessa varize e vem queimando ela por dentro, de forma que a gente consegue oferecer para o paciente uma recuperação muito mais rápida e com uma morbidade muito pequena. O retorno para as atividades é praticamente imediato. Um repouso de dois ou três dias no máximo o paciente já vai estar totalmente habilitado a voltar para suas atividades diárias”, destacou o profissional.

Imagem ilustrativa

AS VARIZES PODEM RESSURGIR?

Dr. Getúlio Câmara enfatizou a importância da prática de exercícios físicos, de uma boa alimentação e cuidados com o uso de meias compressivas ajustadas e prescritas por um médico especialista. Tais ações, segundo o médico, irão ajudar a prevenir as varizes.

Ele enfatizou que os pacientes que já foram submetidos a cirurgia, devem fazer retorno a cada um ou dois anos para tratamento de manutenção, pois as varizes podem ressurgir em outras veias dos membros inferiores.

Para falar com Dr. Getúlio Câmara entre em contato pelo seu instagram@drgetuliocamara

Para saber mais detalhes sobre esse e outros temas acesse a coluna de Dr. Saulo Viana – CLIQUE AQUI!

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: