header top bar

section content

VÍDEO: Ao criticar PL das Fake News, deputado Zé Trovão diz que pessoas devem ter o direito de xingar o outro

Bolsonarista acusa o Projeto de Lei das Fake News de ser uma tentativa de censura. Na opinião dele, as pessoas têm que ter o direito de xingar e agredir, mas responder criminalmente por isso

Por Jocivan Pinheiro

27/04/2023 às 18h29 • atualizado em 27/04/2023 às 18h34

Nesta quinta-feira (27), nossa reportagem em Brasília conversou com Zé Trovão, deputado federal do PL de Santa Catarina que recentemente enviou um ofício ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, solicitando a criação de “mecanismos de criminalização” de jogos eletrônicos violentos “que incitem qualquer comportamento fora do ambiente virtual”. O bolsonarista se baseia em boatos de que o autor do atentado a uma creche em Blumenau (SC) estaria cumprindo uma ‘missão’ dada em um “chat de jogos violentos” antes do crime.

Zé Trovão explica que seu ofício pede ao ministro da Justiça que retire de circulação, por 30 dias, até que haja investigação, “jogos que incitam a pessoa a sair do mundo virtual e vir para o mundo real, games que criam tarefas, ‘vá lá em Blumenau e mate as crianças na creche, corte o seu corpo inteiro, passe uma faca no teu pescoço'”, declarou o parlamentar. “Eu não sou contra nenhum jogo. A gente só está pedindo uma consciência nesses jogos que saem do mundo virtual para o mundo real, isso é um absurdo”.

PL das Fake News

Zé Trovão acusa o Projeto de Lei das Fake News de ser uma tentativa de censura. Na opinião dele, as pessoas têm que ter o direito de xingar e agredir, mas responder criminalmente por isso.

“Você tem direito de falar o que bem entender em qualquer lugar. E caso o que você fale fira outra pessoa, você tem que ser julgado nas instâncias competentes, não criar um programa que proíbe a pessoa de falar ou de usar a internet por algum motivo. Quem é que vai dizer que o que eu estou falando é fake news ou não? Quem que determina isso? A primeira pergunta que se faz sobre um projeto desse é isso”, questiona o deputado.

“Eu tenho que ter o direito de te xingar e brigar com você se eu não concordar com suas ideias e você tem que ter o direito de procurar a Justiça e me processar sobre isso. Agora, nenhum cidadão, nenhum ser humano no mundo tem o direito de dizer o que você pode ou não pode falar. A partir desse momento, você não tem mais liberdade. Você está preso a um regime que, para mim, é socialista, comunista ou pior”, completa.

BRASÍLIA EM DESTAQUE – Durante a semana, a TV e Rede Diário do Sertão, o portal MaisPB e o Blog do Levi realizam uma cobertura especial da semana agitada na capital federal, com a instalação da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro.

Petson Santos, José Dias Neto, Levi Dantas e Wallison Bezerra entrevistam deputados e senadores paraibanos e repercutem com eles os principais fatos nacionais e traz os olhares da Paraíba sobre os assuntos na pauta principal do Congresso Nacional.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: