header top bar

section content

OUÇA: Pré-candidato a presidente da OAB-PB, Paulo Maia diz que ações da gestão Targino são ‘cosméticas’

Maia afirma ter recebido queixas de advogados e advogadas das subseções de todas as regiões paraibanas contra a maneira como a gestão do atual presidente Harrison Targino conduz a OAB-PB

Por Luis Fernando Mifô

17/02/2024 às 11h38 • atualizado em 17/02/2024 às 11h49

O conselheiro federal Paulo Maia pretende voltar a ser presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) a partir de 2025. A eleição da entidade para um novo triênio está marcada para novembro desse ano.

Em entrevista ao programa Rede Verdade, da TV Arapuan, em João Pessoa, Maia confirmou sua pré-candidatura e dirigiu críticas ao atual presidente Harrison Targino, que ele ajudou a eleger em 2021.

Paulo Maia diz que a atual gestão ‘repeliu’ o modelo deixado por ele, de uma “OAB mais inclusiva” que “transita em vários seguimentos socioeconômicos”.

“Se houve algum rompimento, foi de quem foi eleito por esse modelo aprovado. E não só não deu continuidade a ele, como o repeliu”, disse o ex-presidente.

Maia afirma ter recebido queixas de advogados e advogadas das subseções de todas as regiões paraibanas contra a maneira como a gestão de Harrison Targino conduz a OAB-PB.

“Eu me mantive à distância para não causar nenhuma confusão, até porque não é do meu feitio isso. Só que os relatos que me vinham sendo trazidos eram de uma descontinuidade; a adoção de políticas que eram ações ‘cosméticas’; uma política de defesa das prerrogativas tímida – quando não, inexistente; e políticas que eram, de certa maneira, insípidas.”

Harrison Targino e Paulo Maia (Crédito: Reprodução/Coluna Heron Cid)

Embora esclareça que não houve rompimento pessoal com o ex-aliado, Paulo Maia aponta que a gestão Targino pratica “invisibilização” de advogados e advogadas que fizeram parte da gestão do próprio Maia.

“Eu não quero pessoalizar algo que eu entendo político, não quero trazer uma personificação, não obstante haja alguém que encabeça a representação da entidade. Agora, quando essa entidade que é encabeçada por alguém deixa de seguir um modelo político aprovado por gestões anteriores, ela descola das gestões anteriores, e essa, ao que parece, foi a grande intenção, um descolamento, um esquecimento, até mesmo a invisibilização de pessoas que estavam próximas a nós e que nessa gestão foram silenciadas, e que isso fez com que a gente fosse perceber, agora nesse ano, que não era mais algo pontual ou circunstancial, mas um novo modelo que vinha.”

Eleição de Harrison Targino com apoio de Maia

Harisson Targino foi eleito presidente da OAB-PB em 2021 com apoio de Paulo Maia. Ele obteve 3.027 votos (41,76%). Ao todo, 7.249 advogados participaram do pleito. Naquela ocasião, ele declarou que o modelo de gestão implantado por Paulo Maia não sofreria retrocessos.

“Nós haveremos de dar continuidade, aprofundando conquistas, corrigindo qualquer fato, de modo que possamos avançar”, disse Targino em entrevista à Rede Mais após a vitória.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: